Prefeitura de São Paulo organiza primeira Virada Sustentável

17/11/2010 17:01

Prefeitura de São Paulo organiza 

primeira Virada Sustentável

A virada sustentável contará com shows, teatro, cinema, exposições

e intervenções artísticas. (Imagem: Rogério Cassimiro/UOL)

Após popularizar a virada cultural e a virada esportiva, a prefeitura de São Paulo prepara uma nova mobilização. Em março de 2011 deve acontecer a primeira Virada Sustentável. O evento terá atrações de arte e diversão, abordando temas como lixo, poluição e mobilidade urbana.

Os museus, parques, espaços culturais e de lazer receberão 170 atrações divididas em dois dias. Serão shows, teatro, cinema, exposições e intervenções artísticas. Para os espetáculos foram convidados artistas que já demonstraram preocupação com o tema sustentabilidade, entre eles estão Lenine, Hermeto Pascoal, MV Bill, Falamansa, a companhia de balé Cisne Negro e os Doutores da Alegria.

O jornalista e líder do projeto, André Palhano, explicou que o enfoque principal do evento será meio ambiente, porém o tema será trabalhado sem debates. As atrações devem levantar o tema por si só. Outro diferencial, em relação às outras duas experiências paulistas, é que a Virada Sustentável não atravessará a madrugada.

As intervenções artísticas estarão espalhadas por toda a cidade, como forma de promover a conscientização. Um dos exemplos é o artista Guto Lacaz, que espalhará uma dezena de piscinas pela orla do Rio Pinheiros, assim serão criadas as “ilhas de água limpa”, em volta de um curso d’água tão poluído.

Um Conselho Curador, que conta com a participação de importantes representantes do meio ambiente, como Flávio Comin, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e Márcia Hirota, da Fundação SOS Mata Atlântica, será responsável por garantir a qualidade e relevância da programação. O intuito é que o evento não tenha apenas a aparência sustentável. Para isso, o lixo terá um cuidado especial, serão usados materiais recicláveis e a organização pretende neutralizar as emissões de carbono.

Para que a ideia, surgida há uma ano e meio, fosse colocada em prática os idealizadores contam com o apoio de 15 profissionais, responsáveis pela estratégia de comunicação. Além disso, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e da Agência de Publicidade Lew, Lara TBWA e ocorre anualmente.

Com informações do Estadão