Poluição do ar em Santa Cruz será investigado na Alerj

18/03/2011 00:00

Poluição do ar em Santa Cruz

será investigado na Alerj

 

As constantes ocorrências de poluição do ar causadas pela Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, serão investigadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). O Diário Oficial publicou, nesta sexta-feira (18/03), requerimento de autoria da deputada estadual Lucinha (PSDB) criando Comissão Especial para apurar possíveis irregularidades e imprevidências do Governo do Estado e do Instituto Estadual de Ambiente - INEA - no processo de concessão de licenciamento ambiental referente à implantação da siderúrgica na região.

 

“A constituição da Comissão (...) se justifica face às constantes e frequentes ocorrências de poluição do ar causadas pela referida siderúrgica que afeta de forma danosa a população residente em Santa Cruz e nas demais áreas circunvizinhas”, justifica a deputada em seu requerimento. “Desde a entrada em funcionamento do complexo siderúrgico, esses acidentes vêm ocorrendo apesar das várias advertências e sanções que lhe foram imputadas pelos órgãos ambientais do Governo do Estado o que levanta suspeita de ter havido insuficiência e ausência do rigor necessário no processo de licenciamento ambiental do empreendimento”, complementa o texto.

 

A comissão será constituída por cinco deputados - a serem escolhidos por seus partidos - e terá 120 dias - prorrogáveis por mais 90 dias - para a conclusão dos trabalhos. “Já houve dois episódios naquela região por problemas decorrentes do pó de ferro liberado pela CSA, que tem causado danos à saúde da população. Tenho certeza de que essa Comissão Especial trará à tona toda problemática da siderúrgica em Santa Cruz. A Zona Oeste precisa de progresso, sim, mas com saúde perfeita, sem danos à população”, explica Lucinha.