Pesquisadoras criam bola que transforma energia cinética dos chutes em eletricidade

23/05/2013 12:29

Pesquisadoras criam bola que transforma

energia cinética dos chutes em eletricidade

Invento pode ser usado para recarregar aparelhos eletrônicos ou servir de fonte para luminárias

ECycle

Imagine produzir energia enquanto pratica o esporte que é paixão nacional e um dos mais populares do mundo. É essa a ideia por trás da criação de quatro pesquisadoras da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Trata-se de uma bola de futebol que captura energia a cada chute e pode ser usada para carregar lâmpadas LED, pequenas baterias e aparelhos eletrônicos.

Batizada de Soccketum trocadilho entre as palavras soccer (futebol) e socket (soquete), a bola possui em seu interior um pequeno pêndulo que aproveita a energia cinética do movimento através de um gerador conectado a uma bateria recarregável. Depois de carregada a bateria, basta plugar a lâmpada ou qualquer aparelho eletrônico.

Por meio de 15 minutos de embaixadinhas ou do tradicional "gol a gol", é possível o fornecimento de três horas de energia para uma lâmpada LED. A bola é cerca de 28 gramas mais pesada do que os modelos convencionais e sua matéria-prima é uma espuma vinílica acetinada (EVA) resistente a água, durável, à prova de esvaziamento e macia ao toque.

A bola foi mais um projeto que deu certo devido ao crowdfunding (financiamento coletivo), em que as criadoras expuseram a ideia no site Kickstarter na tentativa de arre

cadar U$S 75 mil para financiar o projeto. Com o sucesso inesperado, a Soccket arrecadou cerca de U$S 92 mil. Agora, as criadoras estão pedindo doações aos interessados pelo site Soccket,para poderem desenvolver e distribuir as bolas para famílias sem recursos, já que uma fonte de energia muitas vezes não é facilmente encontradas nas periferias de países pobres.

As primeiras versões já foram levadas para famílias que não tem luz elétrica na África do Sul, no México e no Brasil. E o resultado foi positivo porque muitas das famílias estão utilizando a bola para iluminação de suas casas à noite e as crianças aproveitam para, depois de jogar uma bola com os amigos, usarem a lâmpada LED para estudar.

Outro destino da bola foi as escolas, onde as criadoras entregaram aos professores alguns exemplares para auxiliar na aprendizagem a respeito de energia, por exemplo.

O objetivo, segundo o próprio site oficial, é criar um produto que possa aproveitar a infraestrutura local existente em ambientes pobres e sem recursos financeiros para produzir as bolas Soccket.

Confira o vídeo abaixo (em inglês) sobre o produto.

Para conhecer mais a respeito, visite o site oficial.