ONG da Zona Sul promove Mostra Cultural em São Paulo

04/12/2010 17:56
ONG da Zona Sul promove 
Mostra Cultural em São Paulo 

Música, teatro e sarau de poesias realizado por 200 crianças carentes 

Marcos Camargo Junior

 No próximo dia 4 de dezembro, o Teatro da Fundação Getulio Vargas (FGV), Avenida 09 de Julho, nº 2029, Bela Vista  – São Paulo – SP, será palco do 6º Troféu ORPAS, evento social que reconhece o trabalho de diversas Ong´s que se destacam pela sua visão empreendedora, que atuam com crianças e jovens nas periferias da cidade. Conhecido como “Criança Esperança” da periferia, o Troféu ORPAS é uma grande mostra cultural, preparada por mais de 200 crianças e jovens beneficiadas pelo projeto ORPAS – Obras Recreativas, Profissionais, Artísticas e Socais que beneficia mais de mil pessoas na região do Jardim São Luiz e Chácara Santana, extremo Sul de São Paulo.


Além das premiações ao trabalho de outras Ong´s, o Troféu Orpas será uma mostra cultural que irá mostrar talentos infantis em percussão, coral, teatro, dança e poesia, que irão se apresentar no palco do teatro da Fundação FGV.

A exemplo das outras cinco edições que tinham um tema específico, desenvolvido pelos alunos e orientados por seus professores, o troféu Orpas tem um tema especial. Em 2010, a “Diversidade Cultural” será a temática dos shows feitos pelas crianças beneficiadas por dezenas de cursos e iniciativas da Orpas. 

“Este é o nosso ‘Criança Esperança’, preparado com muito esforço e dedicação por nossos jovens, que irão mostrar um pouco do que aprendem nos cursos de teatro, música, e tantas atividades que promovemos, para um público diverso composto por colaboradores, professores, pais, amigos e até formadores de opinião em um espaço privilegiado como é o teatro da FGV”, explica Daniel Neves de Faria, bancário, que preside a entidade desde a sua fundação, em 2005.

Durante o 6º Troféu ORPAS, o público presente irá conhecer os próximos passos da entidade, que anunciará novas atividades e a expansão do seu trabalho para outras comunidades carentes de outras regiões.

A Orpas (Obras Recreativas, Profissionais, Artísticas e Culturais) nasceu no distante bairro do Chácara Santana, na zona Sul de São Paulo, em 2005, por iniciativa da família Neves de Faria, moradora da região. No terreno onde já haviam três casas, o jovem Daniel Neves e seus pais construíram um espaço para oferecer cursos de música e informática para crianças. Logo vieram outras iniciativas como o sarau de poesias, mostras culturais, teatro e atividades de formação que reuniam dezenas de crianças e jovens. 

Cinco anos depois, a Orpas está distribuída em três unidades na região, e atende em período semi integral mais de 200 crianças e jovens nos cursos de formação cultural e profissional onde são ministradas aulas de musica, teatro, reforço escolar, inglês e cursos livres de Administração por uma equipe de voluntários. Neste ano a ORPAS se consolida com um projeto de desenvolvimento local com uma cooperativa de microcrédito sustentável para mulheres de baixíssima renda além de outros programas para ampliar o impacto de sua atuação nas comunidades próximas.

Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones (11) 7885-7665 / 7885-7663.