O Porquê do terremoto e tsunami no Japão

17/03/2011 00:00
O Porquê do terremoto

 e tsunami no Japão

Vinícius de Morais Freitas   

Esse terremoto ocorrido nessa na sexta-feira, 11/3/11, atingiu 8.9 na Escala Richter, foi o maior já registrado no Japão e o sétimo no mundo. Apesar de ter sido o maior, não houve muito estrago (em comparação com outros países, como o Haiti, no ano passado) porque este país tem sua estrutura preparada para esse tipo de acontecimento, já que são frequentes os abalos sísmicos nessa região.


Muitas pessoas podem estar pensando que esses acontecimentos no Japão são causa do aquecimento global, pelo contrário, não é. A causa destes e de outros acontecimentos (como no ano passado no Haiti, ou na Indonésia em 2004) são quando as placas tectônicas se chocam.

As placas tectônicas são rochas que ficam no interior da Terra, elas se movimentam em cima do mágma e quando chegam ao encontro de outra causam terremotos no solo ao redor. Quando acontece isso no mar, faz com que o movimento seja tão intenso que acaba provocando ondas gigantes, formando os tsunamis. Esses acontecimentos são fenômenos normais do nosso planeta e sempre ocorreram.


A explicação para que hajam muitos tremores de terra no Japão é que perto dele existe um encontro de três placas, quando elas se chocam causam tremores mais intensos que em outros lugares.


No Brasil, não há perigo de ocorrerem esses fenômenos, pois está no centro de uma destas placas, placa que tem seu fim no Chile, motivo deste país ter também terremotos. Isso também explica o porquê que lugares que têm encontros de placas são montanhosos, pois esses tremores ao decorrer do tempo fazem com se formem picos, como o da Cordilheira dos Andes (lugar que existe encontro de placas), as Montanhas Rochosas (no Estados Unidos), O Monte Evereste, e entre outros, ou também as ações de vulcões, pois com o movimento das placas faz com que o magma seja lançado à crosta terrestre.

 

 

 

Explicações sobre o terremoto

e tsunamis no Japão