Moradores de rua criam horta orgânica urbana em São Paulo

13/10/2015 15:27

Moradores de rua criam horta 

orgânica urbana em São Paulo

 

hyppeness

O que é preciso para ajudar as milhares de pessoas que vivem nas ruas atualmente? Certamente, um abrigo onde possam viver já ajuda bastante, mas ensiná-los a cuidar de sua própria horta orgânica pode levá-los ainda mais longe. Essa é a proposta da Casa de Convivência Porto Seguro, localizada no bairro Armênia, em São Paulo.

 

No local, os moradores podem cultivar legumes, verduras e ervas orgânicas. Mas, mais do que isso, eles também encontram ali uma boa refeição, um lugar para tomar um banho e até lavar suas roupas. Na casa, são preparados diariamente mais de 130 almoços e cafés da manhã.

 

Os legumes e verduras cultivados no local garantem um total de cinco dias de salada fresquinha para os moradores e resulta em uma economia de R$ 200 no orçamento da Casa. Mas talvez um dos benefícios mais importantes da ação do espaço esteja na autoestima de quem vive por lá, já que os moradores de rua podem aprender um ofício e sentir-se úteis ao participar do cultivo dos vegetais.

Outras atividades oferecidas pela casa de convivência incluem aulas de alfabetização, ensino fundamental e médio, além de classes de capoeira, xilogravura e arte em mosaico. Dá o play e vem ver:

 

Foto © Victor Sousa

 

 

Foto: Divulgação/Casa de Convivência Porto Seguro