Moradores de Jundiaí, em SP, trocam materiais recicláveis por verduras

27/05/2012 19:51

Moradores de Jundiaí, em SP, trocam

materiais recicláveis por verduras

Verduras são produzidas na horta municipal, que tem mais de 10 mil pés.
Projeto atende a comunidades onde o caminhão de reciclagem não chega.

G1

foto: google imagens

Os moradores da periferia de Jundiaí, no interior de São Paulo, trocam materiais recicláveis por verduras que são produzidas na horta municipal. As garrafas pet, o papelão e o plástico que iriam para o lixo são moeda valiosa e serve para levar comida para casa

A horta tem mais de 10 mil pés de verduras entre alface, chicória, cenoura, couve e beterraba. Os canteiros recebem adubo natural feito com galhos e troncos de árvores retirados durante as podas nas ruas da cidade. O material, que é triturado e recebe terra e esterco, se transforma em um eficiente composto orgânico.

 

A grama retirada do canteiro de uma das principais avenidas da cidade serve de cobertura e ajuda a manter a temperatura do solo. Os espantalhos, que afastam os pombos, foram feitos com restos de materiais encontrados na rua.

 

O projeto é mantido há 9 anos pela Prefeitura de Jundiaí. Os alimentos produzidos são entregues semanalmente para 500 famílias. Em troca, os moradores entregam garrafas de plástico, vidro e papelão que serão reciclados.