MinC convoca projetos para participar de seminário sobre Cultura Digital

10/10/2012 17:07

MinC convoca projetos para participar

de seminário sobre Cultura Digital

Pablo Rodrigo - Ascom/MinC

Com o objetivo de promover projetos ligados à área de Cultura Digital o Ministério da Cultura publicou nesta terça-feira (2), no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 15 e 16), edital de seleção que vai escolher oito projetos para participar do Seminário Cultura Digital: Cartografias Colaborativas. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de outubro.

Promovido pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC ), o Seminário é mais uma ferramenta de integração com o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Destina-se a utilizar a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela Internet para resolver problemas, criar conteúdos, soluções ou desenvolver novas tecnologias com a utilização dos dados coletados diretamente com a sociedade (Data crowdsourcing).

O Seminário deverá ocorrer de 10 a 12 de dezembro, no Museu Nacional da República, em Brasília. Serão selecionados oito projetos voltados à Cultura Digital com dois representantes para participar do evento.

De acordo com José Murilo, coordenador-geral de Cultura Digital da SPC, o objetivo das seleções dos projetos através de edital , “é conhecer, divulgar e facilitar a integração dos planos de mapeamento colaborativo que surgem pelas cidades do Brasil ao SNIIC. Nossa intenção é impulsionar ações distribuídas de registro da cultura brasileira pelo mundo”, explica.

Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas ou grupo informal que desenvolvem projetos ligados a iniciativas locais de mapeamento de informações culturais que apresentem interfaces de disponibilização de dados georreferenciados na web ou como aplicativo para aparelhos móveis.

O apoio para a participação será feito em duas formas: passagens aéreas e recursos financeiros de no máximo R$1.000,00 limitando-se ao número de quatro diárias.

As inscrições devem ser efetuadas mediante o preenchimento dos formulários eletrônicos disponibilizados no sítio do evento: Cartografias Colaborativas -
https://culturadigital.br/cartografiacolaborativa/