Jorge Amado homenageado na Finlândia

13/08/2012 23:03

Jorge Amado é homenageado na Finlândia

Zaza Jardim homenageia Jorge Amado junto a Exposição Coletiva

pelos 100 anos  do escritor Jorge Amado em Helsinki na Finlândia. 

As obras apresentadas em Fibrila Celulósica são resultado de uma vasta pesquisa nas obras do  Jorge Amado.A primeira delas: OBRA PARA SER LIDA PELO PLANETA é um compêndio de trechos da obra em três volumes “Os subterrâneos da Liberdade” que Zaza afirma ter achado jogados em uma calçada já desgastados, mas nem porisso salvos por seu olhar atento. A obra é o resultado da reciclagem das fibrilas da obra e salvos alguns especiais trechos da rica literatura que desta vez Jorge Amado dialoga de forma profunda a luta da classe operária brasileira de 1937 até os dias de hoje. Os trechos estão estampados na obra sobre papiros de suas próprias fibrilas… além de apresentar com requinte os idiomas mais distantes em que a obra de Jorge Amado foi traduzida e editada no mundo, incluindo cinema, rádio, teatro.  Já a obra SOMAMOS é uma escultura em argila celulósica em 360 graus com suporte central superior com acabamento em pigmentos minerais. São 2 corações somados que formam um sinuoso corpo de mulher. O conceito elege a soma de Jorge Amado e Zélia Gattai em suas ricas histórias históricas na literatura brasileira com toda a cultura e sensualidade, marcas registradas da profundidade intelectual que toda a obra desta família representa. 

Zaza Jardim atualmente reside na Europa e percorre diversos paíse apresentando a técnica da Fibrila Celulósica. Uma técnica totalmente natural também conceituada como BIO ARTE uma vez que só atua com elementos naturais, sem o uso de tinta nem cola em sua produção. A artista encontra-se presente na cidade de Helsinqki especialmente para acompanhar a exposição. 

A exposição é uma coletiva de artistas brasileiros organizada pela AVA GALLERIA, sob o comando de Edson Cardoso e Helena Cardoso. A AVA Galleria está presente na Finlândia faz muitos anos promovendo ações de apresentação de artistas em um cronograma mundial de eventos. 

Em breve Zaza concederá  uma entrevista exclusiva ao Seu Jornal.

 

Vale a pena conferir os nomes que fazem parte desta especial homenagem entrando em contato com AVA GALLERIA www.avagalleria.com 

 

Serviço

JORGE SEMPRE AMADO

de 10 a 18 de agosto

Local Sanomatalo

Helsinki - Finlândia

www.zazajardim.com.br

e-mail zaza.artist@gmail.com