Inscrições até 06/11 para 1ª Revirada de Dança de Salão

06/11/2010 18:00

1ª Revirada de Dança de Salão

Nos dias 6 e 7 de novembro os pés-de-valsa têm local garantido para bailar! No largo do Arouche e imediações, centro de São Paulo, vai rolar a primeira Revirada de Dança de Salão, com shows, festas, aulas e concursos de dança.

Inscrição de casais

 

Durante a Revirada de Dança de Salão, haverá concursos para casais não-profissionais de dançarinos em seis modalidades, com prêmio de R$ 1.000,00 para os primeiros colocados. Não perca tempo, são apenas 30 casais inscritos por modalidade! Informe-se e inscreva-se.Regulamento do concurso da

 

Regulamento da 1ª Revirada de Dança de Salão

O CAMPEONATO

O campeonato “REVIRADA da Dança” é um campeonato amador de danças de salão criado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo com o objetivo de valorizar e premiar os melhores casais amadores no quesito "Social Dance" ou "Dança Social", ou seja, aquela caracterizada por movimentos e figuras típicas dos salões de baile (e não dos palcos de show), onde os dançarinos têm a oportunidade de demonstrar sua técnica, criatividade e desenvoltura através da dança, sem a utilização de movimentos e figuras acrobáticas ou elementos performáticos.

O campeonato acontece nas seguintes modalidades:

  • Salsa
  • Zouk
  • Forró
  • Samba Gafieira
  • Samba Rock
  • Anos Dourados* (maiores de 55 anos)

Em cada modalidade será escolhido um casal campeão, um 2º lugar e um 3º lugar.

A competição pode ser disputada por quaisquer dançarinos amadores, de qualquer nacionalidade, que nunca tenham atuado profissionalmente em qualquer atividade de dança (aulas, shows ou eventos).

O concurso ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro de 2010 nas imediações do Largo do Arouche, na região central da cidade de São Paulo, SP, Brasil. Cada modalidade tem local, data e hora específicos.

* Na modalidade Anos Dourados cada casal pode escolher o estilo a ser dançado, dentre os ritmos: bolero, foxtrot, valsa, rock/swing ou chachacha.

FORMATO

O campeonato em todas as modalidades serão disputadas de improviso (sem necessidade de coreografias) com músicas sorteadas pela organização do evento (com duração máxima de 2 minutos).

O número máximo de inscritos em cada modalidade é de 30 casais.

Após encerradas as inscrições dos 30 primeiros casais, serão aceitos mais 5 casais inscritos, na condição de reservas.

As inscrições são gratuitas.

PREMIAÇÃO

A premiação de cada modalidade do CAMPEONATO REVIRADA DA DANÇA será:

1º Lugar:

R$ 1.000,00 em dinheiro e troféu de campeão.

2º lugar:

Medalhas de vice-campeões.

3º lugar:

Medalhas de terceiros colocados.

REGRAS GERAIS

O Campeonato REVIRADA DA DANÇA, é uma competição aberta a participantes de todas as nacionalidades, desde que comprovada a condição de amadores.

A idade mínima para participar das competições é de 18 anos.

Os competidores aceitarão as decisões dos juízes e do comitê organizador como definitivas e inapeláveis.

Todos os participantes, uma vez assinada a ficha de inscrição, dão por aceitas as bases do regulamento e autorizam a organização a utilizar sua imagem, para promoções do evento, em VHS, DVD, JPG ou qualquer outra forma de mídia.

Juízes

Os juízes serão escolhidos dentre o quadro de professores do evento Revirada da Dança, de reconhecido prestígio nacional.

O formato da competição dependerá da quantidade de competidores inscritos podendo acontecer de duas formas:

  1. Apresentação dos casais em pequenos grupos: todos os competidores ao mesmo tempo, ou separados em pequenos grupos, no palco durante um período de, no máximo, 2 minutos, de onde serão escolhidos os melhores casais (quantidade a ser definida pelos jurados) para uma nova rodada de eliminatórias.
  2. Apresentações individuais: com cada casal tendo até 2 minutos para desenvolver sua dança.

Não serão permitidos passos “aéreos”, acrobacias, saltos ou qualquer movimento onde os pés dos dançarinos deixem de tocar o chão. A execução de qualquer desses movimentos desclassifica o casal.

Em qualquer momento da dança, ao menos um dos pés deverá estar em contato com o chão.

Os movimentos de perna nunca poderão ultrapassar a altura do ombro ou 90º de inclinação em relação ao corpo do dançarino ou dançarina.

São permitidos passos “solo”, desde que não ultrapassem 20% do total da apresentação.

CRITÉRIOS

Os competidores serão avaliados pelos critérios de: Apresentação Visual, Técnica, Criatividade, Harmonia do casal e Musicalidade.

Serão atribuídas notas de 1 a 5, por cada jurado, levando em consideração todos os critérios.

Será considerado vencedor o casal que obtiver maior somatória de pontos, considerando a soma das notas de todos os jurados.

Não será permitida a utilização de símbolos religiosos, bandeiras, escudos, ou emblemas referentes a algum país, culto ou religião, letras, legendas, marcas, como decoração do figurino, nem nenhum tipo de publicidade.

INSCRIÇÕES

As inscrições iniciaram-se no dia 28/10/2010 e encerram-se no dia 06/11/2010 às 18 horas.

Serão aceitas o máximo de 30 inscrições por modalidade

Cada casal só pode se inscrever em uma única modalidade.

Nenhum instegrante de um casal poderá se inscrever em mais de uma vez.

As inscrições serão feitas através do site “ViradaCultural.org”.

Os inscritos, no momento da competição, só poderão competir, mediante a assinatura de um termo referente aos seguintes itens:

  1. De que estão cientes e aceitam as regras impostas pela organização do Campeonato;
  2. Que permitem filmagem e utilização das fotos e imagens gravadas para publicidade e divulgação do evento em qualquer meio relacionado a salsa e objetivando o desenvolvimento da dança;
  3. Estão aptos e em perfeitas condições de saúde para participar da competição.

Inscreva-se

 

  1.