Geólogo lança livro sobre enchentes e deslizamentos no Brasil

27/09/2012 19:29

Geólogo lança livro sobre enchentes

e deslizamentos no Brasil

Alexandre Scussel/Mundo Geo

Diferentemente de países castigados por fenômenos de origem totalmente natural, como terremotos e furacões, no Brasil enchentes urbanas e deslizamentos de encostas estão associados à ação humana, por ela provocados ou potencializados. E por não serem tragédias naturais, podem ser evitadas a partir de ações planejadas.

Nesse sentido, o livro “Enchentes e deslizamentos: causas e soluções”, escrito pelo geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, publicado pela editora PINI, objetiva esclarecer e conscientizar empresas privadas, administradores públicos, o meio técnico e a população para que, a partir de uma exata noção das causas desses fenômenos, conheçam e compreendam as soluções que devam, cada qual em seu âmbito, implementar para evitá-los.

Segundo o autor, a obra reúne o “conhecimento e a experiência acumulados em décadas de dedicação profissional à temática Área de Risco e Uso e Ocupação do Solo Urbano, matéria crescentemente presente no cotidiano dos profissionais da Geologia, Geotecnia e Hidrologia brasileiras, como também, e de uma forma infelizmente trágica, no cotidiano da sociedade brasileira”.

Ao longo dos capítulos, são demonstradas e discutidas as principais causas dos recorrentes fenômenos de enchentes urbanas e deslizamentos de encostas. Com base nos diagnósticos apresentados, é proposta a estratégia mais eficiente para um programa de redução de riscos geológicos, geotécnicos e hidrológicos, sendo que no âmbito desse programa são apresentadas diversas soluções técnicas, gerenciais e jurídicas, considerados os enfoques preventivo, corretivo e emergencial.

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea