Espaço Dércio Marques traz blogueiros para debater a democratização da mídia no Brasil

15/02/2014 16:00

 

        

“A mídia brasileira e a Regulamentação dos Meios de Comunicação”. Esse é o tema que será debatido neste sábado (15/02), às 16h00, no Espaço Cultural Dércio Marques, dentro do projeto “Encontros Político-Filosóficos” – que em dezembro passado trouxe o deputado Adriano Diogo, que discorreu sobre o tema “45 anos de AI-5 e a ditadura ainda não acabou”, que gerou importante discussão com a comunidade, inclusive a ideia de se discutir o papel da mídia no processo político do país.

         Tema até então restrito ao círculo de jornalistas e profissionais de comunicação, os questionamentos sobre o comportamento das grandes corporações midiáticas vêm ganhando espaço, sobretudo na internet, via redes sociais. Essa discussão obteve maior relevo por ocasião do julgamento da Ação Penal 470, apelidada de “Mensalão”, que se converteu no grande fato político/midiático de 2012, ao lado das eleições municipais.

         Com o intuito de trazer essa discussão para a comunidade, o Espaço Dércio Marques convidou o jornalista Altamiro Borges (Blog do Miro), presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e autor do livro “A ditadura midiática”.

Outro convidado é o empresário Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), fundador do Movimento dos Sem Mídia que, em 2009, promoveu um “esculacho” que mobilizou mais de 300 pessoas contra a Folha de S. Paulo, protestando contra um editorial do jornal que qualificava a ditadura militar brasileira (1964-1985) como “ditabranda”.

 

Serviço:

Palestra/Debate: “A mídia brasileira e a Regulamentação dos Meios de Comunicação”

Local:  Espaço Cultural Dércio Marques

Av. São Lucas, 479 – Pq. São Lucas – SP

Data: 15 de fevereiro, às 16h00

Entrada franca