Entrevista com Eduardo Marins: Festival de Teatro de São Paulo e Rio de Janeiro 2010

19/03/2010 23:52

Entrevista com Eduardo Marins

Festival de Teatro de São Paulo

 e Rio de Janeiro em 2010

A companhe a programação  da  Oitava Edição do Festival de Teatro (https://teatrofest.com), no Rio de Janeiro que inscreveu grupos até dia 28 de fevereiro e em São Paulo, até dia 10 de março, em sua 2a edição. O Festival tenta suprir a necessidade das companhias teatrais da cidade de São Paulo, as menos favorecidas e que estão à procura de um espaço nesse concorrido mercado de trabalho e que não encontram espaços nas casas de espetáculos e são relegadas a espaços culturais fora de repercussão junto mídia. É a grande oportunidade de premiar novos e até então desconhecidos talentos das artes cênicas. A produção esta a cargo de Eduardo Marins, especialista nesse tipo de projeto e que é curador e diretor artístico do Festival de Teatro Cidade do Rio de janeiro, já em sua 7ª edição. Este é o segundo no país a proporcionar como premiação uma real temporada para a melhor montagem.  Fizemos uma reportagem exclusiva com Eduardo Marins, jornalista e produtor do evento.

Troféu Arlequim (Foto: Divulgação)

Reciclar Já!- Eduardo, você é jornalista e como surgiu esta idéia de realizar o primeiro Festival de Teatro no Rio de Janeiro?
 
Eduardo Marins: Sou produtor e Diretor artístico. Estou no mercado de trabalho há 34 anos.
O festival realizado no Rio de Janeiro teve seu início em 1994, realizei três edições consecutivas. Em 2006 voltei a produzir o evento chegando nesse ano na oitava edição. Resolvi produzir o festival para dar oportunidades aos novos talentos, mas atualmente as grandes companhias estão participando, isso valoriza o festival como um todo.


Reciclar Já!- Já se tornou tradição no Rio, qual a importância que tem agora o Festival no cenário artístico carioca?
Eduardo Marins: Muita importância, ele é aguardando ansiosamente pelas companhias e grupos teatrais, para se ter uma idéia, antes das inscrições serem abertas oficialmente, sempre temos quase uma centena de espetáculos em pré-inscrição.
Tenho uma preocupação em indicar os melhores de cada categoria para outras companhias, para testes de filmes publicitários, etc.
Estou em fase de produção de um espetáculo teatral com diversos artístas que se destacaram no festival de 2008.


Reciclar Já!- O ano passado o festival veio a Sampa, como você avalia a receptividade e o desenvolvimento aqui?
Eduardo Marins: Em 2009 iniciamos o processo em São Paulo, já na primeira edição obtivemos 412 inscrições, a média de público ultrapassou o número de 250 pagantes por sessão, a Tv Globo se fez presente na abertura e na solenidade de premiação, enfim, grande sucesso.

 

Reciclar Já!  - Tem algum espetáculo que, a partir da participação no Festival ganhou maior espaço no cenário brasileiro?
Eduardo Marins: No Rio tivemos a montagem do Auto da Compadecida(2006), A Árvore dos Mamulengos(2007), Aos Peixes(2008) e nesse último ano O Alienista, os três primeiros permaneceram em cartaz durante um bom tempo, o último por ser formado por uma companhia muito jovens, com uma média de idade abaixo dos 18, tem seus destaques concentrados em vestibulares e estão em recesso.

Reciclar Já!- Pelo que sei, esta é a primeira iniciativa que se perpetua, primeiro no Rio e agora em São Paulo, você crê que poderá se tornar nacional?
Eduardo Marins: O festival é meio nacional, já tivemos espetáculos do Estado de Minas, Rio Grande do Sul e Espirito Santo.
Em São Paulo tivemos um infantil de Santa Maria, do Rio Grande do Sul que levou a maioria dos prêmios.
Inclusive temos inscrições de espetáculos de outros paises, Cuba, Peru, Portugal. Nesse ano já temos um infantil de Leria, Portugal, com grandes chances de se apresentar no festival.


Reciclar Já! - O que você diria às pessoas que querem se inscrever nesta oportunidade?
Eduardo Marins: Acreditem que suas chances são maravilhosas, esse é o melhor conselho, acreditem que a classificação é possível.

 

 Matéria da Tv Globo no Bom Dia Rio e no RJTV, na cobertura da

Solenidade de Premição realizada dia 09 de maio aos melhores de 2009.