Encontro debaterá integração latino-americana no contexto da crise mundial

21/11/2012 23:10

Encontro debaterá integração latino-americana

no contexto da crise mundial

De 22 de novembro, quinta, até sexta-feira acontece em João Pessoa, na Paraíba, região Nordeste do Brasil, o Encontro sobre Integração Regional na América Latina, promovido pelo Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS), plataforma de organizações da sociedade civil da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

De acordo com Ana Patrícia Sampaio, coordenadora nacional do PMSS, a intenção é "aprofundar a capacidade das organizações e da sociedade acadêmica de conceituar e pensar estratégias tendo como perspectivas os processos de integração que estão se desenvolvendo na América Latina dentro do atual contexto de crise mundial”.

A coordenadora também lembrou a importância de este evento acontecer em uma cidade do Nordeste brasileiro. "O Encontro vai trazer o debate para as organizações de base de João Pessoa. Ele quer estimular a discussão sobre a integração latino-americana e despertar a sociedade civil para como está esse processo e como podem participar. Não é um processo de integração somente produtivo, econômico, é também cultural, social. Precisamos voltar a nos reagrupar”, destacou.

Estarão presentes no Encontro representantes de organizações sociais e ONGs dos países integrantes do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e associados (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai); acadêmicos de vários cursos, dos cursos de graduação e Pós-graduação em Ciências Sociais e Relações Internacionais das Universidades Estadual e Federal da Paraíba, além de estudiosos da área, entre outros.

Os/as interessados em participar podem fazer a inscrição amanhã, a partir das 8h no local do evento ou antecipadamente pelo telefone (83) 3341-2800.

Programação

A abertura do Encontro, amanhã, fica por conta do painel "Desafios políticos colocados pela Integração econômico-produtiva Latino-americana, no atual contexto de crise mundial”. Para Ana Patrícia, este momento será um dos mais ricos, já que vai abordar assuntos como arquitetura da integração econômica; conservação ambiental frente aos modelos de desenvolvimento e desafios no atual contexto de crise mundial. O painel será aberto ao público.

Pela tarde acontece o segundo painel com o tema "Integração Latino-Americana – Do sonho da Grande Nação, às experiências de integração desenvolvidas no final do século XX”, em que vão ser debatidas as contribuições do Mercosul ao regionalismo e a teoria política da integração regional e a integração como ferramenta política de segurança democrática na região.

Na sexta (23) acontece painel sobre "Integração Econômico-Produtiva”, para debater arquitetura da integração econômica – complementação econômico-produtiva – tensões, avanços e dificuldades; bens naturais e modelo de desenvolvimento regional e desafios no atual contexto de crise mundial.

Serviço

O Encontro será realizado no Imperial Hotel (Avenida Almirante Tamandaré, 612, Tambaú).Para mais informações ligue para +55 (83) 3341-2800.

 

Mais informações: https://www.mercosursocialsolidario.org/