Dilma autoriza a compra da fazenda Buriti para entregar a terenas

21/06/2013 20:22

Dilma autoriza a compra da fazenda

Buriti para entregar a terenas

Douranews

A presidente Dilma Rousseff autorizou a compra da fazenda Buriti, localizada em Sidrolândia, como forma de encontrar uma saída para o impasse criado após o confronto entre índios e fazendeiros, desde o mês passado, informa o jornal Campograndenews. A propriedade pertence ao ex-deputado Ricardo Bacha e foi ocupada por índios terena no dia 15 de maio.

A área ganhou destaque nacional depois que o confronto entre indígenas e a Polícia Federal, durante cumprimento de ação da reintegração de posse, terminou com a morte do índio Oziel Gabriel, de 35 anos, no dia 30 de maio.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, recebeu a autorização da presidente Dilma para que a fazenda Buriti seja comprada e o impasse resolvido.

Uma comitiva do Governo federal voltou a Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (20), formada pelo chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Luiz Inácio Adam, a secretária executiva do Ministério da Justiça, Márcia Pelegrini e o secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos. Líderes indígenas, representantes de produtores rurais, da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho), e alguns prefeitos de cidades do interior de Mato Grosso do Sul, participam de encontro, em Campo Grande.