Conheça a África do Sul , sede da Copa do Mundo de 2010

15/06/2010 12:54
Conheça a África do Sul
 
sede da Copa do Mundo de 2010

O Mundial da África do Sul será realizado entre 11 de junho e 11 de julho de 2010. Mais de 200 países participaram das eliminatórias que definiram as 32 seleções participam da 19ª edição da Copa do Mundo de futebol. A Copa do Mundo da África do Sul será a primeira a ser realizada no continente africano.

A África do Sul

A África do Sul é um país com 11 idiomas oficiais e três capitais. Conhecida como "Nação Arco-Íris" pela sua diversidade cultural e étnica a África do Sul será a sede da próxima Copa do Mundo de Futebol em 2010. A diversidade cultural da África do Sul é enorme. A alimentação, música e dança variam de acordo com a região e o grupo étnico.

Os idiomas oficiais são o africâner, inglês, zulu, xhosa, swazi, ndebele, seSotho do sul, seSotho do norte, tsonga, tswana e venda. As capitais são: Pretória ( administrativa), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária). A moeda da África do Sul é o Rand (ZAR)

País mais meridional da África, a África do Sul é um importante centro financeiro e comercial do continente africano. Seus vizinhos são: Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Moçambique, Suazilândia e Lesoto (país completamente rodeado pela África do Sul).

Na maior parte da África do Sul o clima é temperado. Entretanto, o país apresenta clima mediterrânico no extremo sul e desértico no noroeste do país. Em julho, a média mínima é de 8ºC e a média máxima é de 17ºC.

Muitas regiões, cidades e até ruas mudaram de nome após o fim do Apartheid. Em 2009 a cidade de Nelspruit, uma das sedes da Copa do Mundo de 2010, foi renomeada para Mbombela, assim como Pietersburg que virou Polokwane. Além disso muitas cidades sedes são conhecidas com outros nomes. Durban, por exemplo, também é conhecida como eThekwini (idioma zulu).

Turismo na África do Sul

Além da Copa do Mundo de 2010 a África do Sul atrai turistas de todo o mundo em busca de belezas naturais e riqueza cultural. Os principais destinos turísticos da África do Sul são: Pretória (Pretoria), Joanesburgo (Johannesburg), Cidade do Cabo (Cape Town), Bloemfontein, Durban, Nelspruit, Polokwane, Port Elizabeth e Upington. A África do Sul se tornou um grande produtor de vinho e um destino para o enoturismo.

História da África do Sul

Habitada desde a pré-história a região onde é atualmente a África do Sul foi habitada pelos bantos nos primeiros séculos da Era Cristã. O reino Mapungubwe floresceu nos séculos IX a XIV. Os primeiros navegadores europeus chegaram à África do Sul no século XV, principalmente portugueses. Dois séculos depois a região do Cabo da Boa Esperança foi ocupada pelos holandeses. No século XIX, os ingleses ocuparam definitivamente a Colônia do Cabo. Em 1910 foi fundada a União da África do Sul, união do Império Britânico que reunia as colônias do Cabo, do Natal, do Rio Orange e o Transvaal. Em 1961 o país se tornou independente do Reino Unido, formando a República da África do Sul. Em 1994 o regime do Apartheid foi abolido com as primeiras eleições livres do país, que elegeram Nelson Mandela presidente.

As sedes da Copa do Mundo da África do Sul 2010
Confira abaixo um pouco da história, dados e atrações turísticas das cidades sede da Copa do Mundo da África do Sul 2010.

Conheça Bloemfontein

Bloemfontein significa "fonte das flores" em africâner e holandês. Bloemfontein é uma das três capitais da África do Sul. A sexta maior cidade do país é a sede do poder judiciário. Bloemfontein também a capital do Estado Livre (Free State / Vrystaat). A cidade também se chama Mangaung (idioma sesotho), que tem o significado de "lugar onde o guepardo habita".

O Free State Stadium será o estádio da cidade na Copa do Mundo de 2010. Jogam no estádio os times de rugby Central Cheetahs e Free State Cheetahs, além do clube de futebol Bloemfontein Celtic. O Free State Stadium, conhecido também por Vodacom Parl, tem capacidade para 48 mil pessoas e foi testado na Copa das Confederações de 2009. Na Copa do Mundo de 2010 serão realizados no estádio cinco jogos da Primeira Fase e um das oitavas de final.

 

Africa do Sul já recebeu eventos deste porte?


A África do Sul costuma receber eventos esportivos internacionais e desde 1994 tem organizado alguns dos maiores – entre eles a Taça Mundial de Rugby em 1995, a Taça Mundial de Críquete em 2003, a Taça Mundial de Golfe de Senhoras (2005-08) e a corrida A1GP™ World Cup of Motorsport (Taça das Nações), 2006.
Mas a Copa do Mundo de Futebol da FIFA, o maior evento futebolístico mundial – em termos de audiência televisiva, maior do que os Jogos Olímpicos – é por si só um marco.

Durante quatro semanas, com início a 9 de Junho de 2010, a África do Sul será o centro do mundo. A Copa do Mundo 2006 na Alemanha foi o evento televisivo jamais visto. A Copa da África do Sul 2010 vai ter ainda mais audiência. Os olhares de bilhões de espectadores, milhões de visitantes internacionais e a nata dos meios desportivos estarão todos focalizados na África do Sul.



Quem são os Bafana Bafana?

A equipe de futebol Sul Africana é conhecida por Bafana Bafana – que significa “os rapazes, os rapazes” em isiZulu. Este nome vem do grito dos fãs quando da vitória da equipe na Taça das Nações Africanas em 1996 (que também se realizou na África do Sul). Desde o fim do apartheid e do isolamento desportivo da África do Sul, os Bafana Bafana qualificaram-se duas vezes, uma em 1998 e outra em 2002 – para a Copa do Mundo da FIFA.

 

Será que a África do Sul vai lucrar com a Copa do Mundo?


Calculou-se que a Copa do Mundo da FIFA 2010 criará por volta de 129.000 empregos, contribuirá com aproximadamente 21 bilhões de rands para o produto interno bruto (PIB) e gerará outros 7,2 bilhões em impostos, com cerca de 350.000 visitantes que se espera gastem uns 9,8 bilhões de rands enquanto estiverem no país assistindo a Copa.

Além disso, o país terá a oportunidade de mostrar a sua estrutura e beleza, quebrando muitos pré conceitos a respeito do país. Isso seguramente contribuirá para o aumento do turismo.



Qual a estrutura de estádios?


Os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2010 vão realizar-se em 10 estádios: dois em Johannesburg e um em cada uma das oito cidades anfitriãs. Juntos, os 10 estádios irão receber 64 jogos e ter mais de 570.000 espectadores ao longo do campeonato.

Cinco desses dez estádios já existem e estão sendo reformados, como a Soccer City, onde será a abertura e a final da Copa. O restante cinco estádios estão sendo construídos do zero.


Quais as cidades onde acontecem os jogos?


Nove cidades são sedes da Copa do Mundo FIFA 2010. São elas:



 

Johannesburg

Estádio Soccer City Estádio Ellis Park
Capacidade: 95.000 pessoas Capacidade: 70.000 pessoas

 
Centro econômico de África, Johannesburg é uma cidade de contrastes, espalhada na pequena, mas densamente povoada província de Gauteng.
• O aeroporto mais próximo: OR Tambo International ou ORTIA

Cidade do Cabo

Estádio Green Point

Capacidade: 70.000 pessoas

A cidade mais antiga, mas também a mais bonita da África do Sul, fica na parte sul da província do Cabo Ocidental. Edifícios lindíssimos, os vinhedos nas proximidades, longas praias de areia branca e uma vida cultural rica fazem da Cidade do Cabo um dos destinos favoritos dos turistas.
• O aeroporto mais próximo: Cape Town International ou CTIA


Durban

Estádio Moses Mabhida

Capacidade: 70.000 pessoas

Um local subtropical aprazível e a maior cidade em KwaZulu-Natal, Durban é um destino turístico importante e o maior porto de toda a África do Sul.
• O aeroporto mais próximo: Durban International ou DIA


Pretória

Estádio Loftus Versfeld

Capacidade: 50.000 pessoas

Pretória é a capital administrativa da África do Sul, a norte de Johannesburg, província de Gauteng. Com mais de 150 anos, é um local de grandes monumentos, bela arquitetura e encantadores espaços ao ar livre.
• O aeroporto mais próximo: OR Tambo International ou ORTIA


Port Elizabeth

Estádio Nelson Mandela Bay

Capacidade: 50.000 pessoas

Conhecida como Friendly City (Cidade Amigável), Port Elizabeth fica na Baía de Nelson Mandela, na Wild Coast ou Costa Selvagem batida pelos ventos, província do Cabo Oriental.
• O aeroporto mais próximo: Port Elizabeth Airport ou PEA


Bloemfontein

Estádio de Free State

Capacidade: 45.000 pessoas

A antiga capital da república Bóer e agora capital do Free State (Estado Livre), Bloemfontein – o nome significa “flor de montanha” – é uma cidade bonita com milhares de roseiras e alguns monumentos comemorativos comoventes.
• O aeroporto mais próximo: Bloemfontein Airport


Rustenburg

Estádio Royal Bafokeng

Capacidade: 42.000 pessoas

As suas ruas tranquilas cheias de jacarandás escondem o fato de Rustenberg, na província Noroeste, ser uma das regiões com mais minas do mundo no subsolo, com riqueza incalculável em platina.
• O aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional OR Tambo ou ORTIA

Nelspruit

Estádio Mbombela

Capacidade: 46.000 pessoas

A capital da província de Mpumalanga fica no vale fértil do Rio Crocodilo, a cerca de 330 km a leste de Johannesburg.
• O aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional de Kruger Mpumalanga

Polokwane

Estádio Peter Mokaba
estdioPeter_Mokaba1.jpg image by atrasdamoita
Capacidade: 46.000 pessoas

Capital da província do Limpopo tem uma localização ideal no limiar da rica vida selvagem do mundialmente famoso Parque Nacional Kruger.
• O aeroporto mais próximo: Polokwane International Airport