Congresso Criança 2010 recebeu cerca de 3 mil pessoas

03/09/2010 21:45
Congresso Criança 2010
 
recebeu cerca de 3 mil pessoas

Evento realizado pelo Hospital Pequeno Príncipe debateu temas da pediatria

 


A terceira edição do maior congresso de Pediatria do país, o Criança 2010 – Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas, promovido pelo Hospital Pequeno Príncipe, chegou ao fim na última terça-feira, 31. Cerca de 30 especialistas internacionais e 140 profissionais de todo o Brasil apresentaram palestras, conferências e mesas-redondas em 14 áreas da Pediatria. Aproximadamente 3 mil pessoas do Brasil e do mundo – entre participantes inscritos, palestrantes e expositores – passaram pelo local nos quatro dias do evento, realizado em Curitiba.

Para o diretor clínico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Giamberardino, o Criança 2010 cumpriu seus objetivos. “Foram praticamente 14 congressos em um, já que ele aproximou em um só espaço diversas especialidades médicas e outras profissões. Além disso, é interessante que cerca de 20% da programação foi destinada a temas da área de Humanidades, como os direitos das crianças e adolescentes”, afirma.

O médico Antônio Ernesto da Silveira, coordenador geral do congresso, confirma os resultados positivos: “Todo mundo saiu satisfeito. Já esperamos pela próxima edição, em 2015”.

A fisioterapeuta Fabiana Wachholz veio do Rio Grande do Sul para participar do congresso. Ela apresentou uma palestra sobre a Wiireabilitação, uma técnica que utiliza o videogame Wii na fisioterapia de crianças e adolescentes. “Com o congresso, tive a oportunidade de divulgar um tema ainda pouco conhecido e assisti a outras palestras que vão ser úteis para a minha profissão. Valeu muito a pena”, conta. “Iniciativas assim são essenciais para a propagação do conhecimento”, avalia.

O evento foi dividido em 14 módulos sendo: Cardiologia, Fisioterapia, Nutrição, Oncologia e Hematologia, Dor, Enfermagem, Psicologia, Bioética e Humanização, Urologia, Cirurgia Pediátria, Anestesiologia, Ortopedia, Radiologia, e Pediatria.