Cidade Tiradentes terá um calendário cultural com artistas próprios

12/09/2010 09:00
Cidade Tiradentes terá um calendário cultural com artistas próprios


Música, dança, audiovisual, artes plásticas, literatura e teatro: a efervescência cultural da Cidade Tiradentes, distrito situado no extremo leste de São Paulo, deve ficar mais acessível para a comunidade local em breve. Isto se deve à iniciativa de uma rede de artistas local, em conjunto com o Instituto Pólis, que planeja criar um calendário próprio de eventos culturais na região.

A primeira atividade está programada para o dia 12 de setembro, das 9h às 17h. Pela manhã, haverá oficinas de audiovisual para crianças e, à tarde, será a vez de apresentações de grupos de música. 

Grafite realizado por grupo artístico local, na Cidade Tiradentes



Para realizar os eventos, a rede pretende desenvolver práticas colaborativas. “A ideia é utilizar um máximo de recursos locais, da própria rede de artistas, ou da comunidade”, diz o pesquisador da área de desenvolvimento cultural, Luis Eduardo Tavares.

A rede de artistas quer aproveitar as ruas de lazer para realizar um evento por mês. O programa ligado à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação permite o fechamento da via pública aos domingos para a realização de atividades esportivas, culturais e de lazer. No distrito existem 38 ruas de lazer.

A iniciativa faz parte do projeto Mapa das Artes da Cidade Tiradentes (www.cidadetiradentes.org.br) realizado pela área de desenvolvimento cultural do Instituto Pólis, com apoio do Centro Cultural da Espanha de São Paulo. O projeto identificou cerca de 200 grupos de artistas e mapeou 50 coletivos e espaços culturais do distrito no ano passado.