Brasileiros comem menos frutas do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde

21/11/2012 23:55

Brasileiros comem menos frutas do que o

recomendado pela Organização Mundial da Saúde

Nem mesmo a grande variedade de frutas encontrada no país serve de atrativo

Eco Reserva

Ao adicionar o consumo de frutas em sua dieta diária, o indivíduo sente rapidamente mudanças em seu organismo.

Quem consome sente o benefício. A pela fica mais bonita, unhas e cabelos ficam mais fortes, o aparelho digestivo funciona muito melhor e a sensação de saudável se manifesta no corpo e na mente.

Nutritivas e saborosas, as frutas também a judam a regular o metabolismo, combatem o envelhecimento e ainda contribuem na prevenção de doenças.

Estudos nutricionais apontam que pessoas que tem o hábito no consumo de frutas tem uma menor chance de adquirirem algumas doenças, ao contrário das pessoas que tem uma alimentação inadequada.

As frutas são tão importantes para a saúde das pessoas que no meio científico pertencem ao grupo chamado de reguladores, responsáveis em equilibrar o organismo.

Infelizmente o consumo é muito abaixo do recomendado. Segundo a OMS, apenas 18% dos brasileiros adultos consomem a quantidade mínima recomendada. Esse número sobe para 38% para crianças e adolescentes, mas ainda ´muito baixo.

O ideal é que cada pessoa consuma ao menos 400 gramas de frutas e verduras diariamente. Isso equivale a uma banana e duas maças e um prato de salada o que não é, afinal, tão difícil assim.

A falta do consumo pode trazer para as crianças as infecções de repetição como dor de garganta, dor de ouvido, comuns da idade e que podem ser evitadas. Além disso, pode atrapalhar o ganho de peso e de altura, comprometendo as estrutura orgãnica.

Algumas frutas tem a eficiência comprovada pela ciência

As frutas cítricas, ricas em vitamina C, possibilitam a absorção do ferro pelo organismo, a banana, rica em potássio, é muito indicada para atletas, o mamão, tem efeito laxativo e regulatório do aparelho digestivo.

Infelizmente a rotina do brasileiro, adulto ou criança, torna mais fácil abrir o pacote de bolacha, o chocolate, os salgadinhos industriais do que descascar uma fruta.

Uma boa dica para estimular o consumo é lavar as frutas e já preparar porções separadas, cortada em pedaços, prontas para o consumo.