Ativistas agredidos em protesto contra Puxada de Cavalos em SC

22/04/2010 18:56

 Puxada de Cavalos, em Pomerode-SC

 

 

 
A prova é tradicional em cidades do Vale do Itajaí, em Estado de Santa Catarina --Unidade Federada que também abriga a Farra do Boi, outra brutal ilegalidadecometida contra animais.
 A competição consiste em submeter os cavalos ao arrasto de cargas de até duas toneladas. Essa 'tradição' aparentemente não foi trazida por imigrantes. Ela nasceu no local, criada por aqueles que vêem o animal como 'lazer'.
 Até o ano de 2008, essa 'manifestação cultural' constava da agenda de eventos da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte da cidade de Pomerode-SC, sendo retirada quando passou a ser questionada.  
 não não é mais do que um passa-tempo cruel e violento, que submete a maus tratos animais atados a caixas com sacos de cimento, pedras e madeira. Os cavalos, sob gritos , tapas, socos e pontapés de "encorajamento", são obrigados a forçarem de maneira indescritível o próprio corpo, especialmente as pernas,  para arrastar a carga por 10 metros nas empoeiradas ruas.

Em protesto contra a prova, ativistas são covardamente agredidos 

 

 
No domingo, 18 de abril, um grupo de aproximadamente 20 ativistas pelos direitos dos animais das ongs AMA Bichos de Pomerode, Oba Floripa e Instituto Ambiental Ecosul de Florianópolis e ApraBlu de Blumenau, se reuniram em frente ao local onde ocorrem as cruéis e violentas “Puxadas de Cavalos”, no município de Pomerode-SC, numa manifestação ordeira e pacífica contra o sofrimento dos animais usados no evento.
 
Pela manhã, durante a concentração para a manifestação, foi solicitada por várias vezes a presença de uma viatura da Policia Militar, visto que todos os adeptos do evento que passavam proferiam agressões verbais e ameaças, solicitação que não foi atendida.
 
Quatorze manifestantes das ONGs Aprablu e Amabicho ficaram feridos no confronto com os organizadores e participantes da puxada.

A presidente da Aprablu, Bárbara Lebrecht, foi empurrada e machucou a perna. Outras duas manifestantes foram feridas na cabeça. O cinegrafista da TVBV Luiz Deluca, 25 anos, foi agredido a tapas no pescoço e teve o equipamento destruído.

Era pouco mais de 14h quando iniciava a quinta rodada da puxada de cavalos, na arena improvisada em terreno próximo ao Clube de Caça e Tiro Germano Tiedt. O evento, organizado pelo Clube do Cavalo, reunia 25 participantes, 60 animais e era assistido por cerca de 200 pessoas. 

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados, mas chegaram cerca de 15 minutos após o protesto. Os manifestantes foram à delegacia registrar boletim de ocorrência. 
 
 
Se fazem isso contra pessoas,você consegue imaginar como tratam os cavalos?
Participe do protesto contra a Puxada de Cavalos
Ligue e proteste

Prefeitura de Pomerode: (47) 3387-7200
Rádio Pomerode: (47) 3387-1788 
Rádio Portal: (47) 3387-0165

E-mails para protesto: 
prefeito@pomerode.sc.gov.br,

camara@cmpomerode.sc.gov.br,

jornalpz@jornalpz.com.br,

ouvidoria@mp.sc.gov.br

 

O apelo: 
Ilustríssimos Prefeito e Vereadores de Pomerode,


Assim como Farra do Boi, rodeios, vaquejadas e tantas outras manifestações violentas disfarçadas de tradição, a Puxada de Cavalos é uma crueldade absurda! Como podem submeter animais a um esforço excessivo de até 2 toneladas? Como podem tratar os cavalos como fossem máquinas e obrigá-los a puxar tamanha carga apenas para divertimento humano?

Gandhi afirmou uma vez que: “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”. E como a população de Pomerode está tratando seus animais? Os vídeos e as fotos demonstram apenas a falta de respeito e compaixão para com nossos irmãos não-humanos.

Cavalos não são nossos escravos. Por isso, solicito a imediata proibição de tal prática, fazendo cumprir, deste modo, o Artigo 32 da Lei 9605/98 de Crimes Ambientais que considera crime praticar maus-tratos e ferir animais, fatos que se verificam na Puxada de Cavalos.

Atenciosamente, 

Nome completo

Cidade/Estado