Até 21/10 - Seminário Internacional de Economia Solidária em Fortaleza/CE

18/10/2011 10:00

 

Seminário Internacional de Economia Solidária

Ag. Boa Notícia

Dá para fazer comércio mantendo relações justas e humanas, agregando às compras e vendas valores sustentáveis, por exemplo? É possível sim. Para provar e apresentar essas boas práticas, Fortaleza se torna sede do Seminário Internacional de Economia Solidária. O evento, realizado entre os dias 18 e 21 de outubro, no Hotel Amuarama, contará com a presença de representantes das instituições parceiras do Fundo de Apoio e Desenvolvimento das Organizações Comunitárias (FADOC) e entidades da América Latina, Europa e África.

Será um momento de intercâmbio entre os povos, de debate sobre os avanços e a incidência das políticas públicas na Economia Solidária. Durante todos os dias do encontro haverá feira com empreendimentos e produtos trazidos pelos vários países continentes.

A abertura do Seminário Internacional de Economia Solidária, no dia 18 às 16h, contará com a presença de membros da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), da Rede Cearense de Socioeconômica Solidária, das Frentes Parlamentares de Economia Solidária além de outras organizações e participantes internacionais que farão uma análise, no 1º painel, sobre a conjuntura e políticas públicas de economia solidária no Brasil e na Europa. Um coquetel, marcado para 21h no Hotel Amuarama, fechará o primeiro dia de trabalho.

O encontro conta com a realização do Instituto Florestan Fernandes (IFF), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Ceará (MST/CE), do ETAPAS/Recife, da FASE/Bahia e SOLSOC. Tem como objetivo fortalecer a construção e o compartilhamento de concepções e práticas de economia solidária, bem como as estratégias de incidência em políticas públicas, através da troca de experiências, intercâmbio e articulação internacional.

FADOC 
O Programa FADOC, consiste numa estratégia de fortalecimento dos atores sociais do Sul e do Norte comprometidos em redes para promoção da democracia e dos direitos econômicos e sociais. Em execução desde o início dos anos 1980, tem o intuito de fortalecer a dinâmica do trabalho da SOLSOC (Solidariedade Socialista) e de parceiros, apoiando projetos em 13 países através de um Fundo de Apoio e Desenvolvimento das Organizações Comunitárias (FADOC).

O Programa objetiva fortalecer seus protagonistas em suas capacidades para conceber e realizar atividades de desenvolvimento geradoras de transformação social em matéria de segurança e soberania alimentar, do acesso a um trabalho decente e uma vida digna; democratização das políticas de desenvolvimento e das instituições e desigualdade social entre mulheres e homens, em relação à juventude e às discriminações em geral.

Serviço 
Seminário Internacional de Economia Solidária
Data: De 18 a 21 de outubro 
Local: Hotel Amuarama (Av. Deputado Oswaldo Studart, nº 888, Bairro: Fátima - Próximo à Rodoviária). 
Mais informações: Ivna Girão (assessora de imprensa do seminário 8817.5149)

Com informações da Assessoria de Imprensa do Seminário
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone:             85 3224 5509      )