Até 15/09 - I Festival Paulistano de Vídeo nas Escolas

15/09/2010 19:31

Participe! Divulgue!
I Festival Paulistano de Vídeo nas Escolas
Inscrições até 15 de setembro!

Fonte: Cineclubistas


O primeiro Festival Paulistano de Vídeo nas Escolas une rede pública e privada de ensino, está sendo organizado pelo Coletivo Nossa Tela - em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa VAI, o Sinpro - SP e a Galeria Olido

O projeto tem como objetivo exibir vídeos produzidos em escolas públicas e privadas de todo o Brasil e relatar experiências de educomunicação. O evento será realizado no Cine Olido, centro de São Paulo, entre os dias 15 e 17 de outubro, com exibições e seminários sobre a produção audiovisual no contexto escolar.

Inscrições – As inscrições serão realizadas de 26 de julho a 15 de setembro de 2010, pelo site do www.nossatela.com.br todos os inscritos deverão comprovadamente estar vinculados a uma instituição de ensino básico (Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos ou Técnico) público ou privado. Os vídeos deverão ser enviados por correio em DVD, ou Mini-dv, ou ainda pela internet.

Categorias e premiações – Os filmes serão classificados em: 1- estudantes até 12 anos; 2- estudantes acima de 12 anos; e 3- Professores-cineastas. O 1º lugar em cada categoria receberá uma câmera filmadora HandyCam, o 2º lugar uma câmera fotográfica e o 3º lugar um celular com câmera. A classificação e prêmio serão concedidos à pessoa responsável pelo filme. Serão concedidos diplomas de participação a todos os concorrentes.

Educomunicação – Durante o segundo semestre de 2010 estaremos entrevistando e registrando diversas experiências em educomunicação, principalmente da cidade de São Paulo para no final do ano lançar uma publicação de bolso e um documentário sobre o tema do uso de mídias na sala de aula, tendo como foco maior a produção de vídeo no ambiente escolar. A proposta é de que este material possa ser usado como uma referência teórica e didática aos educadores que queiram usar a comunicação em sua prática de ensino.


Assessoria – Como etapa preparatória para o festival, proporcionaremos alguns encontros de formação e de produção de vídeo para professores e alunos das escolas parceiras do projeto. Também faremos exibições de vídeos nas escolas parceiras do Festival e acompanharemos grupos previamente agendados de alunos e/ou professores que tenham ideias de roteiros para a produção de vídeo, auxiliando-os tecnicamente.

A principal parceria destas assessorias foi feita com a Secretaria Municipal de Educação por meio do Projeto de Educomunicação O “Nas Ondas do Rádio”.

Sobre o Coletivo Nossa Tela - é um coletivo de vídeo popular que surgiu em 2006 e desde então atua com a produção, exibição e formação em audiovisual, principalmente em escolas. Neste período realizamos vários cursos de formação por onde já passaram mais de 200 pessoas e foram produzidos mais de 20 curtas.
Temos sempre como princípio em nossos cursos a gratuidade. Os financiamentos de nossos projetos estiveram sempre atrelados ao poder público ou a organizações privadas sem fins lucrativos. Temos como objetivo influenciar as políticas públicas de educação para a construção de uma educomunicação por meio da produção de vídeo.


Coletivo Nossa Tela.
www.nossatela.com.br

oficinas@nossatela.com.br