Até 07/Ago - Evento de Comemoração do Projeto Graffiti pelo Fim da Violência Doméstica e na Escola

06/08/2014 16:43

Evento de Comemoração do Projeto Graffiti pelo Fim da Violência  Doméstica e na Escola


8º Aniversário da Lei Maria da Penha

Começou dia  26/07 ao dia 07/08, se iniciarão as festividades em comemoração ao 8o aniversário da Lei Maria da Penha, nesses dias será feita um graffiti no muro de 336 m² da lateral da casa de eventos Rio Cenarium e em frente à DEAM ( Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher),nas proximidades da Praça Tiradentes.

Rede Nami

Quem  todos esses dias, lindamente, grafitará sozinha será grafiteira Panmela Castro, a  ANARKIA

Esse local foi escolhido por ser representativo na luta pelo fim da violência doméstica  e para dar visibilidade de forma bela e artística através do graffiti.     

No dia 07 de agosto, que é o dia do 8o aniversário da Lei Maria da Penha, a Rede NAMI também comemora o encerramento do primeiro ciclo do projeto Graffiti Pelo Fim da Violência Doméstica na Escola, com a  inauguração do grande mural de graffiti.

O projeto Graffiti Pelo Fim da Violência Doméstica: na escola convidou mais de 1.000 jovens estudantes do ensino médio de 34 escolas públicas da cidade do Rio à participarem de oficinas onde o graffiti foi ferramenta para o debate e reflexão sobre temas como direitos da mulher, o fim da violência doméstica, Lei Maria da Penha e o Disque 180.

 O objetivo desse projeto foi e  é mobilizar os estudantes, meninos e meninas, para uma reflexão sobre as situações em que a violência contra a mulher que ainda acontecem nos dias de hoje, e como transformar essa realidade.    As fotos dos murais produzidos pelos alunos nos muros de suas escolas, nas oficinas, estarão afixadas junto  ao mural  ao final do evento.

Para a entrega do muro grafitado no dia 07/08 , o evento contará com a presença de representantes do Instituto Avon, da Rede NAMI, de representantes de entidades de defesa dos direitos das mulheres, entre outros.

Também teremos Telão com projeção de slides sobre o projeto, mensagens sobre a Lei Maria da Penha e Ligue 180 criadas nas oficinas. Discotecagem com Interferência Sistema de Som. Mcs. Rappers, entre outras atrações.

 

A idealização do “ Projeto Graffiti Pelo Fim da Violência Doméstica”, realizada nas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro e o evento em comemoração ao 8º Aniversário da Lei Maria da Penha” é da artista visual e grafiteira Panmela Castro, presidente da Rede NAMI e o financiamento dessas ações são do Instituto Avon.

 

Mais sobre a Rede Nami e a artista visual e grafiteria Panmela Castro, presidente da ONG

 

A Rede NAMI é uma organização onde participam mais de 200 mulheres entre artistas, produtoras e ativistas, e que usa as artes urbanas para promover os direitos das mulheres. Na Rede NAMI, o graffiti é usado como ferramenta de comunicação para a promoção da Lei Maria da Penha, do Disque 180 e do fim da violência doméstica. As meninas da NAMI já realizaram oficinas em mais de 50 territórios, grafitando 3.000 m2 de muros pelas cidades e dialogando diretamente com mais de 4.000 pessoas. Foram mais de 4.000 latinhas de spray!

Fundada em 2010 pela artista ativista Panmela Castro, que desde 2008 compartilha sua experiência com a violência doméstica para outras mulheres. Ainda muito jovem, Panmela se casou e foi neste momento de sua vida que passou por situações de violência doméstica, nesta época ainda não existia uma lei específica para punir essa violência.

Hoje, aos 33 anos, Panmela Castro que é nascida e criada em um subúrbio carioca, é uma artista internacional e pintou em cidades como Berlin, Nova York, Washington DC, Johanesburgo, Paris, Istambul e Israel. Graduou-se em pintura pela prestigiada Escola de Belas Artes da UFRJ e recebeu o título de Mestre em Artes pela UERJ. Com o seu trabalho na Rede NAMI, com as oficinas de graffiti pelo fim da violência doméstica foi uma das duas (a outra foi a presidenta Dilma Roussef) mulheres brasileiras a entrarem na lista da revista americana Newsweek como uma das 150 mulheres destemidas que trabalham para ajudar outras mulheres e que por isto estavam bombando no mundo.

A Rede Nami com sede na comunidade Tavares Bastos, no mês de junho desse ano, realizou um grande evento com mais de 100 grafiteiros ( mulheres e homens), de vários estados do Brasil, onde foi grafitado mais de 1km de de murros da comunidade com criações sobre o tema “Nesta Copa Violência contra a Mulher Não Ganha Jogo!”.

 

Sobre o investimento social da Avon

A Avon é uma empresa global líder em ações sociais com foco em causas que interessam especialmente à mulher. As ações sociais da empresa são coordenadas pela Avon Foundation For Women, maior entidade focada em causas voltadas para a mulher ligada a uma corporação. Até 2013, foram doados US$ 934 milhões em mais de 50 países para as causas do câncer de mama e violência doméstica. A ação de responsabilidade social da empresa está concentrada na disseminação de informações, na conscientização, no apoio a pesquisas sobre o câncer de mama e na ampliação do atendimento a mulheres com esta doença, por meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o Câncer de Mama) e nos esforços para reduzir a violência contra a mulher, por meio da campanha Speak Out Against Domestic Violence (no Brasil, Fale sem Medo – não à violência doméstica). No Brasil, as ações sociais relacionadas ao combate ao câncer de mama e à violência doméstica são coordenadas pelo Instituto Avon. Desde 2003, a organização já doou mais de R$

49,5 milhões para projetos e ações relacionados a essas causas no país.

 

Pintura do Mural

Data: 26 de julho a 06 de agosto de 2014

Horário: Das 9h00 às 17h00

Local: Rua do Lavradio, esquina com rua Visconde do Rio Branco, em frente a DEAM.

 

 

Evento de Inauguração do Mural

Data: 07 de agosto de 2014

Horário:14h00 às 18h00

Local:Rua do Lavradio, esquina com rua Visconde do Rio Branco, em frente a DEAM.

 

INFORMAÇÕES 

Face: Rede NAMI