Aproveite a Virada Sustentável para destinar o seu lixo eletrônico

04/06/2011 00:27

Aproveite a Virada Sustentável 

para destinar o seu lixo eletrônico

Dias 04 e 05 de junho, sábado e domingo

 

A Virada Sustentável, que acontece em pleno final de semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, 4 e 5 de junho, contará com oito postos de coleta de equipamentos eletroeletrônicos. Será uma boa oportunidade para os moradores da capital paulista darem o destino ambientalmente correto para impressoras, celulares, computadores, câmeras fotográficas, televisores e outros equipamentos que não funcionam mais ou tornaram-se obsoletos.

O aumento exponencial do consumo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (EEE), globalmente associado ao conforto e à segurança do mundo moderno, está intrinsecamente conectado à problemática do rápido descarte desses produtos na sua etapa pós-consumo, que resulta em sérios impactos ao meio ambiente e à saúde pública. A geração de resíduos de EEE no mundo cresce a uma taxa de cerca de 40 milhões de toneladas por ano, segundo o relatório “Reciclando – Do lixo eletrônico a recursos”, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA, 2010).

O lixo eletrônico não deve ser enviado para aterros comuns ou lixões, pois contamina seriamente o solo e os lençóis freáticos. Para diminuir essa problemática e chamar atenção para o tema, a Virada Sustentável conta com parcerias importantes, com a Câmara Municipal de São Paulo (Gabinete do Vereador Gilberto Natalini), Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e Ângulo Comunicação Estratégica, que juntas viabilizarão a coleta desses resíduos. Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também receberam treinamento para participar dessa iniciativa como monitores.

Confira os locais que receberão lixo eletrônico, durante o sábado (4) e domingo (5) de junho, das 10h às 18h:

Parque do Ibirapuera
Av Pedro Álvares Cabral, s/n.

Parque Villa-Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1655 – Alto de Pinheiros.

Parque Santo Dias
Estrada de Itapecerica, 4800. Perto da Estação Capão Redondo.

Parque da Água Branca
Avenida Francisco Matarazzo, 189 – Barra Funda.

Parque do Nabuco
Rua Frederico Albuquerque, 120.

Mercado Municipal
Rua da Cantareira, 306 – Sé.

Câmara Municipal
Palácio Anchieta. Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista.

Plataforma Synergia
Rua Dr. Cardoso de Melo, 291, Vila Olímpia.

A empresa Silcon Ambiental será responsável pela destinação final de todos os resíduos coletados, com emissão de Certificado de Tratamento e Conformidade Ambiental.

Cuidados ambientais
Além de ter em sua programação várias ações de conscientização ambiental, a Virada Sustentável possui uma política de gestão ambiental, que inclui entre outros aspectos a neutralização de 100% de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a gestão de resíduos, seguindo o padrão GRI (Global Reporting Initiative) para organização de eventos.

A Schneider Electric, uma das empresas patrocinadoras, também doará um sistema de automação nos banheiros dos parques Ibirapuera, Luz e do Carmo, que contribuirá para a redução em até 30% dos gastos com energia elétrica.

Acompanhe a programação da Virada Sustentável pelo site https://www.viradasustentavel.com.br