Aprenda a transformar uma camiseta velha em biquíni

09/01/2012 15:10

Aprenda a transformar uma

camiseta velha em biquíni

Ciclovivo/Videojug

Janeiro, férias, calor. Em um país tropical como o Brasil, a maioria das pessoas querem mesmo ir à praia nesta época. Para aproveitar o sol não pode faltar o filtro solar e o biquíni. E dica do site Ciclovivo/Videojug que ensina como fazer esta peça reaproveitando uma camiseta velha.

O início do ano já chega com o peso das contas para pagar, seja pelos gastos excessivos do fim de ano ou pelo custo do IPTU, IPVA e todas as demais despesas. Para facilitar a vida de quem não quer gastar muito e ainda aprender a reutilizar, evitando compras desnecessárias, a dica é fazer seu próprio biquíni.

Sabe aquela camiseta que está guardada há tempos, esquecida no armário: É ela mesma que você vai utilizar. Só tenha cuidado para não pegar uma camiseta tão velha que já esteja manchada, ou com furos. O ideal é que a camiseta seja feita de tecidos com alguma porcentagem de elastano, para ficar mais ajustado ao corpo.

Para fazê-lo serão necessários os seguintes materiais: Camiseta usada, tesoura, marcador de tecidos, linha, agulha e alfinetes.

Estique a camiseta em uma superfície plana. Com um marcador de tecidos marque os cortes. Faça o desenho de uma ampulheta na peça e corte um quadrado ao redor, como mostra o vídeo abaixo. O corte não atravessa a camiseta inteira, como também é possível ver na imagem.

Dentro da ampulheta prenda alfinetes para manter as duas partes juntas e corte os pedaços de sobra dos tecidos que não formam a ampulheta.

Corte as mangas da camiseta, remova as rebarbas e fique apenas com o tecido em forma de ampulheta e as mangas. Não se desfaça da tira comprida de tecido que não foi cortada, posteriormente ela será utilizada.

Para fazer a calcinha do biquíni dobre as bordas e prenda-as com alfinetes para facilitar a costura. Após costurar as duas bordas, dobre os dois lados para formar a calcinha e também passe a linha.

Para fazer a parte superior do biquíni, pegue as mangas e modele com um corte arredondado. Prenda as bordas, com os alfinetes, para formar dois triângulos. Costure as duas partes, mas lembre-se de deixar um espaço oco na base de cada peça para passar a alça das costas.

Com a parte grande de tecido que sobrou da camiseta corte três tiras: uma para formar as costas e duas para fazer a alça do pescoço. Em cima costure as alças. Passe a tira longa na base e junte as duas peças. Não aperte demais a tira para facilitar a amarração nas costas. E preciso usar uma agulha grande para conseguir passar a tira pela parte oca. Arrume a parte das costas deixando ambos os lados proporcionais. Se achar necessário, costure mais um retângulo de tecido para servir de forro da parte superior do biquíni.

Confira o passo a passo no vídeo.