24/05 - “Segunda sem Carne” - Paul McCartney inspira campanha mundial em Niterói

24/05/2011 17:45

“Segunda sem Carne” -  Paul McCartney 

 

inspira campanha mundial em Niterói 

SVB - Sociedade Vegetariana Brasileira

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói/RJ lançará no dia 24 de maio, o projeto “Segunda sem Carne”, uma campanha para estimular a população a deixar de comer carne em, pelo menos, um dia da semana. O projeto ‘Segunda Sem Carne’ será apresentado no dia 24, quando Paul McCartney, vegetariano militante, estará no Rio.


Inspirado no modelo americano e com o objetivo de fazer com que as pessoas ajudem a reduzir o consumo de carne de boi, frango e derivados, ficando sem estes alimentos por pelo menos uma vez na semana.


O “Segunda sem Carne” ou “Meatless day” surgiu em 2003, nos Estados Unidos e ganhou adeptos em vários países. A iniciativa ganhou ainda mais notoriedade com a adesão do ex-Beatle Paul McCartney, que estará no Rio de Janeiro para se apresentar no Estádio João Havelange no dia do lançamento do evento em Niterói.


O “Segunda sem Carne” será apresentado oficialmente no Museu de Arte Contemporânea (MAC), às 19h30 e deve contar com a presença de diversas ONGs que defendem a causa.

 

 

De acordo com o Secretario do Meio Ambiente Fernando Guida, além de estimular a mudança de hábitos alimentares, a campanha vai ressaltar ganhos ambientais gerados pela diminuição do consumo de carne — florestas seriam preservadas graças à menor necessidade de pastos.

Um dos mais entusiastas do movimento é o Beatle Paul Mcartney que com suas filhas dedica site, receitas e imagem para difundir, onde tem chance, essa atitude pelo planeta.