02 a 23/05 - Em maio, Programa "Arte em todo canto" traz teatro gratuito para crianças de 06 a 12 anos

23/05/2013 13:00

Em maio,  Programa "Arte em todo canto" traz teatro gratuito para crianças de 06 a 12 anos

 

15 mil crianças serão beneficiadas graças ao apoio da Lei de Incentivo à Cultura e das

empresas patrocinadoras Leroy Merlin e Banco Safra.

 

Peças escolhidas e escolas classificadas! Tudo pronto para dar início à temporada do “Arte em Todo Canto”, programa cultural que tem por objetivo levar crianças da rede pública de ensino e de organizações sociais de São Paulo ao teatro, na sede do Canto Cidadão, ONG responsável pela iniciativa. Abaixo a lista completa das apresentações e escolas beneficiadas no mês de maio.

 

Serão 15 mil crianças, de 06 a 12 anos beneficiadas com o programa. Elas receberão transporte e entradas gratuitos para espetáculos teatrais profissionais que englobam quatro eixos temáticos: cidadania, educação, meio ambiente e saúde.

O programa visa também estimular a produção teatral, por meio do patrocínio de espetáculos inéditos ou não, que integram expressões artísticas e mensagens de interesse público.  O Canto Cidadão selecionou grupos teatrais por meio de um edital. Ao todo foram 91 projetos recebidos e nove escolhidos, quatro se apresentarão no primeiro semestre e cinco no segundo.

 

As exibições serão no teatro do espaço cultural Canto Cidadão, que tem capacidade para aproximadamente 120 lugares, localizado na capital de São Paulo, à Rua Galeno de Almeida, 557. Ao final das apresentações haverá atividades lúdicas com pontos de reflexão para reforço das mensagens transmitidas.

 

Até o final do programa, em novembro, serão 144 apresentações teatrais na ONG e outras 48 nos CEUs de São Paulo para crianças de escolas públicas. As apresentações serão durante a semana com opções diferentes de peças para o público de 80 crianças por exibição.             

 

SINOPSES, DATAS E ESCOLAS QUE ASSISTIRÃO AO ESPETÁCULO ME MAIO:

Uma jornada de João e Maria - Duas crianças de uma pequena vila do sertão, João e Maria, um dia ouvem uma conversa dos pais acerca do que deveriam fazer diante da falta de comida. A escolha dos pais em abandonar as crianças, na esperança de que tivessem uma melhor sorte em outro lar, leva João e Maria a entrarem em uma jornada cheia de desafios, inimigos e aliados, que os obrigará a fazerem suas próprias escolhas.

Tema:             Cidadania

Datas:                         Todas as segundas, às 14h - Dias: 6, 13, 20 e 27 de maio

Escolas:           06/05 – Guilherme Kuhlmann – (Lapa de baixo); 13/05 – Romeu de Moraes (Vila Ipojuca); 20/05 – CCA Iolanda e 27/05 – Romeu de Moraes (Vila Ipojuca)

 

 

Jardim dos Duendes O espetáculo infantil O Jardim dos Duendes conta de maneira lúdica e poética, através da história de quatro amigos duendes e um grilo músico, a decisão de salvar o mundo (meio ambiente) onde vivem. Os cinco amigos seguem em busca do seu objetivo com muita alegria, brincadeiras e músicas.

Tema:             Meio ambiente

Datas:                         Todas as terças, às 9h - Dias: 7, 14, 21 e 28 de maio.

Escolas:            07/05 – Luz e Lapis (Sto Amaro); 14/05 – Instituto Alana; 21/05 – E E Prof. Marina Cerqueira Cesar (Vila Argentina) e 28/05 – E E Prof.Marina Cerqueira Cesar (Vila Argentina)

 

A Lenda do Quebra Nozes - Espetáculo do folclore brasileiro com canções populares executadas ao vivo, inspirado no Ballet natalino de Marius Petipá – musicado por Tchaikovsky. Apresenta a estória da menina Clara, que na tarde de seu aniversário ganha um presente de seu padrinho: um soldadinho de madeira achado no lixo de uma mansão. Este soldadinho de madeira é um quebra-nozes que fora utilizado por uma rica família nas festividades do Natal. Ao dormir ao lado do boneco, ele se transforma num soldadinho de verdade que enfrenta o Comandante Rato, um rato trapalhão que tentará impedir Clara de quebrar o feitiço que transformou o belo príncipe no soldadinho Quebra-Nozes. Feitiço este lançado pela invejosa e má Rainha dos Camundongos. Para que o dia do aniversário da menina seja inesquecível, o Quebra-Nozes a levará para conhecer o folclore do Brasil. O Bumba meu Boi, o Saci, as Cantigas de Roda, mamulengo e a Vitória Régia são alguns dos temas abordados neste espetáculo.

Tema:             Educação

Datas:                         Todas as quartas, às 14h. Dias: 8, 15, 22 e 29 de maio

Escolas:           08/05 – Guilherme Kuhlmann (Lapa de baixo); 15/05 – Guilherme Kuhlmann (Lapa de baixo); 22/05 – Instituto Alana e 29/05 - AVIB

 

 

Missão super hiper importante  - Um espetáculo de Mímica e Teatro Físico que mostra três amigas que se divertem com a imaginação e vivem grandes aventuras sem sair de casa. Um dia, vão para uma ilha em uma Missão Super Hiper Importante: encontrar um livro encantado que irá revelar um grande segredo. Lá, elas cantam, dançam, brincam e vem histórias emocionantes, mágicas e surpreendentes.

Tema:             Cidadania

Datas:             Todas as quintas, às 9h. Dias: 2, 9, 16 e 23 de maio

Escolas:           02 e 09/ 05 – Guilherme Kuhlmann (Lapa de baixo); 16/05 – E E Dr.Ublad Costa Leite (Jardim Guarani) e 23/05 – Centro Educacional

 

Pra onde vão as bolhinhas de sabão? - Escrita por Felipe Mello (um dos fundadores do Canto Cidadão), o espetáculo de 60 minutos conta a história de uma menina que descobre que as crianças do mundo ficarão sem professores, árvores, comida e alegria se ela não recuperar a fórmula de fazer bolinhas de sabão, que fora roubada por abutres. Então, ela sai em sua jornada quixotesca, e se encontra com os últimos representantes de cada uma das categorias acima, ou seja, uma árvore, um professor e um mestre cuca. A equipe vive diversas aventuras divertidas em um espetáculo que conta com muitas músicas, esquetes clownescas, interação com a plateia, efeitos multimídia e uma mensagem fundamental: a importância dos sonhos e da alegria infantis para a sobrevivência e qualidade de vida no planeta.

Tema:             Educação

Datas:             Quintas e Sextas. Dias 3, 10, 17 e 24, às 9h  - 16 e 23, às 14h

Escolas:           03/05 – Luz e Lapis; 10/05 – Achiropita; 17/05 – Caritas Dio de Campo Limpo e  CCA Iolanda; 24/05 – Associação Coração Amigo; 16/05 – E.E Dr.Ubaldo Costa Leita e  Instituto de Olho no Futuro e 23/05 – Instituto Alana.

 

Sobre o anto Cidadão – ONG que desde 2002 utiliza a arte, a comunicação e o voluntariado para sensibilizar pessoas e realizar programas sociais nas áreas da saúde, educação e cultura. Suas atividades já beneficiaram milhões de pessoas direta e indiretamente, em vários estados do Brasil e também em países vizinhos.

site: www.cantocidadao.org.br

tel:  (11) 3667-0167