18 e 19/05 - Seminário de Educação Social Transformadora - Os Desafios do Séc. XXI

18/05/2012 19:30

Seminário de Educação Social

Transformadora - Os Desafios do Séc. XXI

Instituto Argumentos - Ciência e Cultura

18 e 19 de maio

Insituto Argumentos

O cenário educativo mundial tem  se apresentado como um grande desafio para pessoas que se preocupam com o futuro das próximas gerações. Os aspectos negativos de um mundo globalizado, dominado por uma tecnologia avassaladora e Internet tem desafiado governos, famílias, professores, educadores e outros agentes culturais que atuam com crianças e adolescentes. A direção da civilidade tem escapado das mãos das pessoas mais responsáveis. Por isso, a Educação Social Transformadora, com sua rigorosa análise da ideologia das instituições (internas e externas) é um precioso   instrumento para a construção da autêntica cidadania.

Público alvo: educadores, pedagogos(as), assistentes sociais,psicólogas(os), agentes comunitários, agentes culturais e toda pessoa que se interessa pelo desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.                                                                                 

 18/05/2011 – 6ª- feira  - 19:30 h

Abertura do Seminário:  As crianças e seus predadores
Trechos essenciais do filme “O lenhador” (a pedofilia é um tema complexo e resistido por muitas pessoas e até mesmo profissionais das áreas de humanas). A atividade visa esclarecer os principais caminhos que os pedófilos se utilizam para enganar e, posteriormente, forçar o silêncio das crianças que sofreram abuso. A Educação Social Transformadora contribui com sua visão estratégica e respaldo científico em direção a uma postura mais ativa da sociedade, que pouco tem protegido as crianças.
         □ Participação do público
         □ Comentários do Prof. Dermeval Corrêa de Andrade
       21:30 h - Coquetel
          
19/05/2012   - Sábado  —Segundo Dia  

                                   

                                       

9:00 h  - Identidade, Cultural e Meio Ambiente Saudável
             Zulmara Salvador (Brasil)  — antropóloga, socióloga, consultora em meio ambiente, especializada em Educação Social Transformadora. É colunista do jornal “Fato Paulista”.

      A conferencista fará uma análise do que  se entende por identidade e cultura de um povo e qual é a distância que nos encontramos de um ambiente saudável, considerando as tendências atuais. Discorrerá também sobre  a (o)posição do Brasil em relação à América Latina.

          10 h – Intervalo para café

          10:20 – A Complexidade da Abordagem de Jovens Problemáticos
          Agustín Deleo Mas(Uruguai)– assistente social, diretor do “Centro de atención de las victinas de la violencia y delito” (Ministerio del Interior de Uruguay), ex-diretor do “Centro Nacional de Rehabilitación” (para jovens entre 18 e 29 anos, privados de liberdade). Terapeuta familiar. Consultor do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID). Assessor da Direção Técnica em saúde mental em centros de reabilitação.
         
Caixa de texto:     Se na atualidade há uma enorme dificuldade para educar crianças e adolescentes ditos “normais”, é fácil constatarmos a complexidade no enfrentamento de problemas que levam jovens a transgredir normas e  necessitarem ser abordados pelas instituições especializadas nesses assuntos.O conferencista trará sua larga experiência nesse campo, em nosso vizinho Uruguai. Nosso intuito é a busca de novos caminhos, nem repressivos e nem com posturas frouxas do chamado neo-liberalismo.

          12h -  Intervalo para almoço

          13:30 h Comunicações Livres
          Abriremos os trabalhos da tarde com apresentações de temas diversificados, que vão ao encontro dos interesses do Seminário e do público alvo. Todas as abordagens seguirão os fundamentos da Educação Social Transformadora. As apresentações se assentam em experiências relevantes dos nossos especialistas dos campos da Educação, Saúde e Cultura

          14:40 h – Intervalo para café.

           15 h – A CONSTRUÇÃO DA AUTÊNTICA CIDADANIA   
            Prof. Dermeval Correa de Andrade ( Brasil) - psicólogo, presidente do Instituto Argumentos - Ciência e Cultura, formulador da Educação Social Transformadora. Especializado em História e Cultura da América Latina. Consultor de Estratégias Humanitárias e grupos humanos. Científico de renome internacional, com atuação em vários países (América Latina, África e Europa) é um perspicaz crítico da realidade do Século XXI.

      A educação formal nas instituições educativas é um capítulo importante e, ao mesmo tempo, recente no caminhar da humanidade. A educação social, no entanto, sempre existiu, desde os primórdios e sempre foi essencial para a sobrevivência dos seres humanos. Hoje, com as revoluções tecnológicas, crises políticas, o afrouxamento do sentido ético (público e privado); a globalização utilizando o consumismo para equilibrar-se colocam o mundo como ameaçador e capaz de comprometer irreversivelmente as próximas gerações. Aí reside a importância de uma reflexão abalizada como esta do Prof. Dermeval Corrêa de Andrade, que coloca os Direitos Humanos Fundamentais e a cidadania autêntica como elementos essenciais de nosso procedimento.

     17 h - Encerramento - Entrega de Certificados
 
Serviço:

Auditório do Instituto Argumentos - Ciência e Cultura
    Endereço: Rua Conde Vicente de Azevedo, 314 - Ipiranga (a 200 m do  Museu   Paulista)
    Investimento:  R$100,00
    Inscrições: até o dia 11/05/2012 – através de ficha de inscrição (site
www.i-argumentos.com.br/formulario.html); ou pelo fone 2272.4913, com Valderes,  das 14 às 18hs.

   Maiores informações: através do fone: 11 2272.4913, no período comercial.

    Presidente do Comitê Executivo: Cândida Martins Martinez