12/13 e 14/08 - Vem aí o 1º Festival WAPI Brasil - "Eu Africanizo São Paulo"

12/08/2011 10:00

 Vem aí o 1º Festival WAPI BrasiL

"Eu Africanizo São Paulo"

 

Dia 13/08  todas as artes da cultura
 afro-diaspórica num só evento

 

A Soweto Organização Negra promoverá nos dias 12, 13 e 14 de agosto no CEU-Inácio Monteiro a 1º edição do Festival WAPI BRASIL que é uma plataforma cultural para poetas, designers, MCs, dançarinos, grafiteiros, desenhistas, cartunistas, cantores e artistas envolvidos em qualquer arte visual e verbal, com ênfase na cultura afro-diaspórica.


Eventos Pré-Wapi
A 1ª edição do Festival Wapi Brasil teve o lançamento oficial no dia 02 de Julho na Ong Ação Educativa, num evento pré-wapi com exposição de fotografias da Campanha “Eu africanizo São Paulo”, Pocket-show com Amanda Negrasim, Raphao Alafim e Bukassa e na Pilulas de Cultura Feira Preta Edição de Hip-Hop; no dia 17/Julho com Poket Shows: Banda Aláfia com participação especial de Panikinho (Hip-Hop de Câmara) e Machado Saruê (Saruê Zambi), D'na Hill e o Mc Rincon Sapiência com Exposição de Fotos Campanha Wapi Brasil 2011 “Eu africanizo São Paulo", na Casa das Caldeiras.

O Festival WAPI BRASIL objetiva fomentar o intercâmbio cultural com organizações de hip-hop do Brasil e do continente Africano. Acredita-se que este intercâmbio cultural e a promoção da plataforma sociocultural possam abarcar e assim, solidificar um conjunto de significados compartilhados e símbolos específicos que expressam sentidos e constróem identidades.
 

WAPI é a abreviação de “words and pictures", isto é, palavras e imagens. O WAPI é um festival que objetiva fomentar a divulgação de artistas ligados à linguagem visual e verbal. 
Neste contexto, o festival busca envolver as juventudes em questões pertinentes a esfera social, política e cultural. O festival ocorre em terras africanas, tendo surgido no Quênia há seis anos e se espalhado por outros países como Tanzânia, Gana, Nigéria, Senegal, Sudão, Malawi, Nova York-Brooklyn e agora em solo brasileiro, tendo sua 1ª edição na Cidade de São Paulo. 

O WAPI BRASIL 2011, cujo tema é “Eu africanizo São Paulo” é a primeira edição do Festival realizado em um país de Língua Portuguesa. Em sua essência, o objetivo primordial do Wapi Brasil é construir intercâmbio cultural com os coletivos de juventude e as organizações ligadas a Cultura Hip-Hop de países africanos e de Cultura afro-diasporica.
 

O WAPI BRASIL, assim como o Wapi Africano é um festival que tem como pano de fundo a Cultura Hip-Hop e caracteriza-se por ser temático, ou melhor, todas as edições do festival realizado em África seguem um tema especifico que envolve todas as atividades desenvolvidas.

Em diálogo com as edições do Wapi Africano, pensou-se em construir as atividades da 1ª edição do Festival WAPI BRASIL sob a temática “Eu africanizo São Paulo”. O tema do Festival objetiva dialogar com todas as atividades propostas para o evento, desde a exposição de artigos ligados a estética afro-brasileira e africana à apresentações artísticas.

O Festival WAPI BRASIL em sua perspectiva temática construiu a versão publicitária do Festival que visa dialogar com o tema do evento e suscitar discussões pertinentes à contribuição em todos os âmbitos dos afrodescendentes na cidade de São Paulo e também dar visibilidade a contribuição efetiva destes homens e mulheres, negros e não-negros, jovens e adultos que africanizam a cidade por meio da militância politica, estudantil, artística ou, simplesmente, citadina.

Nessa 1º edição, o Festival WAPI BRASIL estrutura-se na proposição de Seminários, Debate-papos, apresentações artísticas de vários gêneros musicais, oficinas, saraus, exposições e mostra de vídeos.
 
A entrada é franca e todas as atividades são gratuitas.

Gildean Silva "Panikinho" e Janaina Machado 

Coordenadores do WAPI BRASIL
7459-6102 vivo / 8526-1072 tim / 6315-6732 claro 

WAPI BRASIL 2011
 
Soweto Organização Negra
Endereço: Rua Silveira Martins, 131-conj.22 – Se
E-mail: wapibrasil@hotmail.com 
E-mail: sowetoorganizacaonegra@hotmail.com 
Realização: Soweto Organização Negra

Apoio: Prefeitura da Cidade de São Paulo - Secretaria de Participação e Parceria
 

Coordenadoria dos Assuntos da População Negra,Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial de Hip-Hop, CAMPOMARE Produções e Eventos, CEABRA, Ação Educativa, Instituto Cultural Feira Preta, Afroeducação, Divas Hair Style, Ebony Inglish, Comunidade Cultural Quilombaque.