09/07 - Sarau do Binho no Sesc Santo Amaro

09/07/2012 17:00

Sarau do Binho no Sesc Santo Amaro

Feriado da segunda, dia 09 de julho, das 9h às 17h

Sarau do Binho

O Sarau do Binho, que ocorre há mais de 8 anos, reúne poetas, cantores, músicos, atores e outros artistas populares e pessoas da periferia, tornando-se um marco no calendário cultural da cidade de São Paulo. Recentemente o bar onde ocorria o sarau foi fechado após recusa da prefeitura na liberação do alvará de funcionamento, além de multar o estabelecimento que tinha CNPJ e pagava seus impostos regularmente.

 

O Sarau do Binho Vive e não parou e agora percorre diversos espaços de cultura e resistência difundindo reflexão, poesia, música, artes visuais e outras manifestações culturais. O sarau começou no bar. Na época não havia espaços culturais na periferia para realizar encontros como este. Ainda hoje é difícil utilizar espaços públicos para atividades culturais no horário noturno, que é o momento em que o trabalhador comum pode participar.

 

Do sarau surgiram muitas idéias e ações como a POSTESIA, que é uma prática artística de rua que instala placas com poesia e artes visuais em vias públicas da cidade; a instalação de uma biblioteca comunitária chamada Brechoteca, também na região do Campo Limpo; a ação da Bicicloteca, que até hoje já distribuiu mais de 5 mil livros em casas e pontos de ônibus do bairro; a Caminhada Cultural Donde Miras, feita por artistas que frequentam o sarau e já percorreu a pé mais de mil km, realizando saraus em mais de 60 cidades entre São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro e outras muitas atividades que julgamos essenciais no fortalecimento da cultura periférica.

 

Apesar da grande repercussão sobre o assunto, não há possibilidade de reabrir o bar ou outro bar num novo espaço e ter que enfrentar problemas como as multas a serem pagas pelos proprietários e correndo o risco de surgirem novos obstáculos.

O mais importante é manter o sarau e as demais atividades. Para seguir adiante é preciso sanar as dívidas e dar continuidade às ações no segundo semestre de 2012, como a Biblioteca Comunitária, Bicicloteca, a Circulação semanal do Sarau em espaços culturais alternativos da cidade e também o lançamento de uma antologia dos poetas do Sarau do Binho.

Por isso estamos no Catarse, se quiser e puder ajudar, veja o vídeo e faça sua contribuição. Qualquer quantia será bem vinda!

“Uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar o bando todo”
Poeta Binho

Serviço:

Sarau do Binho no Sesc Santo Amaro

Rua Amador Bueno, 505
Santo Amaro - São Paulo/SP
Tel.: 5541-4000