08/03 - Documentário sobre músico baiano Cacau do Pandeiro é lançado no Rio de Janeiro

08/03/2012 08:00
Documentário sobre músico baiano
Cacau do Pandeiro é lançado no Rio de Janeiro
Luanda Gabriela/FB
Está previsto para dia 8 de março, o lançamento, pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, de um dos mais interessantes projetos culturais da agenda carioca. O documentário “Cacau do Pandeiro – O mundo na palma da mão” apresentará à cidade a trajetória artística de Carlos Lázaro da Cruz, nas artes conhecido como “Cacau do Pandeiro”, percursionista baiano que dá nome ao projeto integrado pelo filme, umamostra fotográfica, oficina coordenada pelo artista e palestras.

Mestre de nomes importantes da MPB, como Carlinhos Brown e Juliana Ribeiro, entre outros artistas, as turnês nacionais e internacionais de Cacau do Pandeiro já o colocaram no mesmo palco, com estrelas como J. Veloso, Dona Ivone Lara, Elza Soares, entre outros “pesos pesados” das artes musicais, entre os quais figura Frank Sinatra.
Produzido pela KC Produções e Eventos em parceria com a produtora baiana de audiovisual Cabeça Feita, o
documentário sobre o artista, todo rodado na Bahia, tem direção de Márcio Santos e será exibido ao público, de 9 a 25 de março (de terça a domingo), no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. E quem for assistir ao filme – com projeções no horário das 8 às 19 horas - vai usufruir, ainda, de uma coleção de 30 fotografias exibidas em montagem própria para a exposição “Cacau do Pandeiro – O mundo na palma da mão”.

Sobre o documentário 
No filme, performances artísticas recheiam uma narrativa com depoimentos de artistas, acadêmicos, entre outros personagens que compartilham informações sobre as relações familiares, sociais e o ativismo cultural deste que é um dos representantes do chorinho em Salvador. Próximo de completar 86 anos, Cacau do Pandeiro é, entretanto,
um virtuoso, cuja versatilidade não encontra fronteiras: sua atuação e talento profissionais podem ser comprovados, tanto em gêneros musicais mais tradicionais, como em grupos que experimentam novas propostas estéticas.
Nascido e criado na localidade de Vila Matos, no boêmio bairro do Rio Vermelho, onde ainda reside, Cacau do Pandeiro é reconhecido no meio musical como referência de profissionalismo, integridade e talento. “O principal motivo de eu aceitar o convite para dirigir este documentário foi a chance de homenagear um profissional de tamanha competência e relevância para música do Brasil. E a possibilidade de fazer isso enquanto o personagem ainda está vivo, coisa muito difícil de acontecer em nosso país” afirma o diretor Márcio Santos.
 
Assista o trailer  Link do Blog documentariocacau

Carlinhos Brown no Doc Cacau do Pandeiro from Marcio Oliveira on Vimeo.

 

Sobre as oficinas
O músico recebeu, em 2006, da Secretaria Municipal de Salvador, o título de “mestre popular”. Uma honraria a mais para o artista que estará no Rio de Janeiro compartilhando seu talento em uma oficina rítmica, a ser realizada no dia 12 de março, de 13:00 às 17:00 no local da exposição. Os interessados podem se inscrever através do telefone: 21 2224-3922 e 2215-0621.
Inscrição: Uma lata de leite em pó para doação.

Sobre palestras
O projeto “Cacau do Pandeiro – O mundo na palma da mão” incluirá, ainda, a realização de quatro palestras no campo musical. Estes eventos serão abertos ao público, que poderá se inscrever através dos
mesmos telefones das oficinas. A mostra e demais atividades que se integram ao projeto tem produção geral e executiva da KC Produções e Eventos.

Serviço:
Local dos Eventos: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa – Rio de Janeiro
Exibições do Documentário e Mostra fotográfica: 9 a 25 de março, de terça a
domingo, das 8 às 17:00.
Oficina rítmica coordenada pelo artista: dia 12 de março das 13 às 17 horas.
Palestras: dias 14, 16, 21 e 23. Horário: 13:00 às 17:00.