01 a 03/dez - Expocatadores 2014 traz oportunidades de alto potencial no Brasil

03/12/2014 14:03

 Expocatadores 2014 traz oportunidades de alto potencial no Brasil

O setor de reciclagem gera R$ 12 bilhões por ano no Brasil, mas ainda apresenta um alto potencial de crescimento para os empresários que fabricam soluções para o setor.

Este e outros temas serão debatidos durante a 5a. edição da “Expo Catadores”, organizado pela EPS Eventos e realizado pela Associação Nacional dos Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis – ANCAT e pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), que acontece dias 01, 02 e 03 de dezembro, no pavilhão oeste do Parque Anhembi, em São Paulo.

Os índices brasileiros de reciclagem de alumínio, papel, plástico e vidro se mantêm estáveis desde 2009. De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o desperdício pela falta de reaproveitamento do lixo no Brasil gira emtorno de R$ 8 bilhões anuais.

Durante “Expo Catadores”, acontece a feira de negócios do setor, que cria aoportunidade para empresas e catadores, cooperativas e associações fecharem parcerias, projetos, além de ampliarem o networking. “Aqui vão ser estabelecidas alianças e uma receita em torno de 600 milhões, mas novos negócios decorrentes da feira serão concretizados ao longo do ano, até aproxima edição”, comenta Carlos Militelli, CEO da EPS Eventos, organizadora da Expo Catadores.

De acordo com dados da Abrelpe, no Brasil são reciclados 98,3% das latas, 45,5% do papel, 47% do vidro e 57,1% das garrafas pet. O país é líder mundial em reciclagem de latas, está acima da média mundial (28,3%) em reaproveitamento do alumínio de modo geral, com 36,4%.

Quando se trata de recuperação de plástico, o Brasil vai bem no item garrafa pet. Fica atrás apenas do Japão, que recicla 77,9% do consumo de garrafas desse tipo, e à frente da Europa, com 48,4%. O mesmo acontece com o vidro, sobretudo o usado como recipiente, que, além de ter uma boa média de reciclagem, ainda conta com 33% de reúso doméstico. Apenas 20% das embalagens de vidro vão parar no lixo.

No caso do papel, o país ainda está muito atrás dos campeões, que têm o Japão na

liderança, com 91,8% de reaproveitamento. O índice brasileiro é de cerca de 45%.

A 5a. edição da “Expo Catadores” reunirá especialistas em gestão de resíduos sólidos do Brasil e da América Latina com a tarefa de valorização profissional dos catadores de materiais recicláveis e de fortalecimento de sua ação na cadeia produtiva de recicláveis de forma sustentável e inclusiva. Em 2014, a feira deve receber um público de mais de 3 mil catadores de todos os estados brasileiros e mais 14 paises da América, Ásia e África, além de dez mil visitantes diários.

Serviço:

Data: 01 a 03 de dezembro de 2014

Horário: 10h – 20h

Local: Parque Anhembi

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo, 02012-021