A tragédia que se transformou em horta comunitária

26/04/2013 18:00

A tragédia que se transformou em horta comunitária

EcoD/Adital

Enquanto que muitos se abalam frente às adversidades, outros encontram nos problemas, ótimas soluções. Esse é Jody Mabary, que após encarar o tornado devastador de Hattiesburg, em Mississipi, Estados Unidos, em 10 de fevereiro, foi capaz de transformar um cenário de destruição em um espaço que homenageia a natureza e ainda une as pessoas; uma horta comunitária.

 

O tornado levou de Mabary o telhado de sua casa, seu carro e uma árvore. Mas, com a ajuda de um amigo paisagista, Beau Lackey, decidiu não desanimar e colocou sua criatividade à tona. Juntos, eles coletaram toras de árvores derrubadas, madeira e tijolos de casas destruídas e outros detritos que restaram quando a tempestade passou. Com tudo recolhido a reutilização foi posta em prática para a estrutura da horta sustentável no quintal da casa de Mabary.

"Olhamos para a destruição ao nosso redor e desejamos fazer algo que as pessoas pudessem participar e assistir o crescimento", explicou Mabary a estação de notícias local WDAM.

No jardim já foram plantados abóbora, milho, pimentas e ervilhas. Mabary espera que essa horta, construída com detritos, seja uma inspiração para que outras pessoas convertam seus quintais em agricultura urbana. Não apenas para manter uma alimentação mais saudável, por meio de verduras orgânicas, mas também, para mostrar que uma comunidade pode sair dos escombros de uma forma mais positiva e esperançosa.