À venda nas livrarias, o livro "Experiências de Emancipação"

18/10/2011 20:44

 

À venda nas livrarias, o livro

"Experiências de Emancipação"

 

Oranizado pelos professores Flávio Gomes e Petrônio Domingues, o livro tem como subtítulo  "Biografias, instituições no pós-abolição (1890-1980)", o livro se diferencia dos demais por se tratar de artigos e um novo olhar sobre a questão racial ne as relações sociais no Brasil.

Selo Negro

Apesar dos avanços observados nas últimas décadas, a historiografia brasileira ainda aborda o tema do negro partindo quase exclusivamente de duas vertentes: a da escravidão e a das relações raciais no país. É para transcender esses assuntos que esta coletânea vem à luz. Composta de 13 artigos de importantes pesquisadores, ela descreve a trajetória de personagens, instituições e movimentos negros que se destacaram após a abolição – ainda que muitos deles até agora não tenham recebido o devido reconhecimento.

 

Fugindo de conceitos estáticos e predeterminados, os textos deste livro apresentam uma abordagem inédita das lutas dos afro-brasileiros na política, nas artes, na educação e nos movimentos sociais de combate ao preconceito e de resgate da dignidade do trabalhador, entre outros.

Abarcando o período histórico de 1890 a 1980 – marcado por uma República povoada de efervescências sociais, ditaduras e períodos de democracia –, a coletânea dá voz a grupos como a Guarda Negra, a Federação dos Negros do Brasil, a Associação de Negros Brasileiros, a União dos Homens de Cor e o Movimento Negro Unificado; a intelectuais como Manuel Querino, Aurélio Viríssimo de Bittencourt e Lélia Gonzalez; a lideranças militantes como Antônio Baobad e Antonieta de Barros; e a artistas como o poeta Solano Trindade.

Os autores

Flávio Gomes é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua nos programas de pós-graduação em História Comparada e em Arqueologia (Museu Nacional). Possui licenciatura em História e bacharelado em Ciências Sociais, ambos do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em História Social do Trabalho e doutorado em História Social, ambos pela Universidade Estadual de Campinas.

 

Petrônio Domingues é professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe. Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre populações da diáspora africana no Brasil e nas Américas, pós-emancipação, multiculturalismo etc. Publicou, entre outros, o livro A nova abolição (Selo Negro, 2008).

.

Para mais informações sobre o livro, acesse o endereço Summus Editorial

Para ler as primeiras páginas do livro, acesse o endereço clique AQUI  . (Para visualização do arquivo PDF, é necessário ter instalado o software Adobe Acrobat Reader em seu computador. Caso não tenha, clique aqui para efetuar o download do software gratuitamente direto do site da Adobe.)

.

Título: Experiêncas da Emancipação

Subtítulo: Biografias, instituições e movimentos sociais no pós-abolição (1890-1980)

Organizadores: Flávio Gomes e Petrônio Domingues

Páginas: 312

Preço: R$ 74,90 - Selo Negro

Atendimento ao consumidor: loja@gruposummus.com.br